ESSA TAL LIBERDADE

A liberdade é um sonho que muitos acalentam, mas poucos tem. Ou você pensa que é realmente livre? Pois até que ponto temos dono, sujeitos a regras e horários?

Se formos analisar, temos pouco tempo para nos dedicar a nós mesmos e à nossa sonhada liberdade. Quem tem emprego fixo passa a maior parte do dia dentro do trabalho, subordinado a um patrão ou uma chefia imediata, cumprindo regras que alguém determinou. O aposentado ou aposentada muitas vezes continua exercendo algum ofício para complementar a renda. A mulher que é "do lar" está subordinada a dar atenção para os filhos, cuidar da casa e esperar o marido com a comida pronta. O empresário é refém de encargos e taxas. O pop star é regido pela agenda lotada. A lista é grande, só estou dando alguns exemplos.

E mesmo quem tem a relativa liberdade de trabalhar por conta própria, precisa cumprir metas e o produto de seu trabalho é adquirido ou contratado por alguém.

As poucas horas que nos sobram, gastamos com afazeres domésticos ou dormindo. E talvez apenas no sono sejamos realmente livres de regras e subordinações. Isso até o despertador tocar, nos chamando para a rotina do dia. Nossa parca esperança é de pelo menos dormir bem, sem sermos assaltados por pesadelos. Mas quem realmente dorme que nem um anjo, sem auxílio de remédios? Pouquíssimos privilegiados.

Como já disse Cecília Meireles, "Liberdade é uma palavra que o sonho humano alimenta, não há ninguém que explique e ninguém que não entenda."

O ruim é que todo mundo sabe o que é essa tal liberdade, mas pouquíssimos ou talvez ninguém a tenha realmente.