Dia das mães

Nossa máquina do tempo, alguns cientistas dizem ser possível viajar no tempo, isto é podemos voltar ao passado. Viajar até mesmo no futuro. Acredito que é possível sim, mas essa máquina já existe, é o nosso cérebro, computador tão perfeito capaz dessa proeza.

O meu cérebro permitiu que eu fizesse essa viajem ao passado. Retornando...

Nos meus cálculos era mais ou menos no ano 2000, um pouco pra mais ou um pouco pra menos, não sai disso, minha mãe, Maria Vitória Florentino, com seus 90 anos mais ou menos também, só sei que ela completamente lúcida, ia me contando sua história pra concluir sua biografia, na sua varanda, em sua cadeira predileta ela ia me dizendo:

--- como é que é, Lourenço, tem ido à missa?, confessado pelo menos uma vez por ano? Depois que você casou... eu a interrompi, arriscando um puxão de orelhas, mas tentei:

---mãe, pule estas partes, o assunto agora é continuar sua biografia, porque a senhora tem muitas histórias magníficas, com suas muitas décadas sendo professora de catecismo, influenciou muitas mentes nos caminhos de nosso Deus.

---ah! Sim, mas... (deu pra ela começar seus relatos) vou te contar daquela de um homem que não acreditava em Deus.

---então conta, mãe, essa deve ser excelente! Ela começa:

---Havia um homem terrível, pregava pra quem quisesse ouvir que ele não acreditava em Deus, o pior que ele blasfemava tanto!... Sua esposa muito católica minha amiga, me dizia que eu deveria tentar conversar com ele sobre Deus, talvez o impossível acontecesse, pudesse convencê-lo e ele estava bem doente.

Fui lá na casa desse homem ateu, minhas pernas tremiam, as forças pareciam desaparecer por completo de meu corpo, apesar de naquela época eu tinha uns trinta e poucos anos.

---então faz tempo pra caramba, não é mãe? (eu a Interrompi) mas esperando o revide.

---mas é lógico que faz, uai. Então deixe eu continuar.

Eu entrei no quarto, deparei com um homem deitado numa cama, completamente barbudo, sujo, podia constatar que deveria ser um homem bonito. Ele foi logo me dizendo:

---já sei, a senhora é seguidora dos padres, veio me falar sobre Deus! Deus, Cristo, tudo maior lorota que possa existir.

---naquele instante criei coragem, (continua minha mãe) mas supliquei:

---pelo amor de Deus, não blasfeme, pois está atraindo para si todas as desgraças, falando sério, não vê seu estado?

---ah! Cai fora, não quero papo com a senhora nem agora nem no dia de São Nunca. Eu já li muitos livros, já estou no bico do urubu, reconheço minha situação, acha mesmo que se a ciência não der jeito no meu caso, essa superstição boba suas vai me tirar desta situação?

---Saí dalí arrasada, comentava comigo mesma: eu não sendo muito letrada, como vou debater com este homem que parece saber tanta coisa?

Continua...

Minha mãe voltou várias vezes e por estritamente por vontade de Deus, deu tudo certo, o homem foi realmente convertido.

Em 2010 minha mãe falece. Deu pra me relatar toda história, não continuei aqui porque é muito extensa e queria deixar esta homenagem à ela por ser o dia das mães, apesar de que todos os dias são dias das mães. Estendo aqui esta homenagem também à todas as mães, criaturas maravilhosas que o Criador permitiu elas por serem muitas vezes por natureza, confidentes, psicólogas, advogadas, evitarem muitas guerras que às vezes começam nos lares. Tudo isso pelo que elas carregam incansavelmente dentro de seus corações: o amor incondicional, o maior dos mandamentos.

SENDO ASSIM, FELIZ DIA DAS MÃES.