ONDE VAMOS... PARAR ?!

ONDE VAMOS... PARAR ?!

"É um golpe preparado ás claras,

com direito a ser pregado em

carreatas, motociatas, cavalatas

e outras atas bancadas com di-

nheiro público". - RUY CASTRO

(in "Diário do Pará", 05/05/2022)

"Nunca haverá o Brasil que nos foi

prometido. Amanhã pode não ter

mais amanhã". - MARILIZ P. JORGE

(in "Diário do Pará", 05/05/2022)

Nesse momento procuramos CULPADOS para o impasse (?!) em que o país se encontra... eu já tenho UM, o Congresso ! Não este, volúvel, corrupto, cínico, interesseiro e "vendido" ! Falo do Congresso de 30, 35 ANOS atrás, onde toda essa bandalheira começou, nos tempos do "anjinho" Collor -- aquele do "Cooper", que ía acabar com "o tigre da inflação" COM 1 TIRO -- e que foi "modelo e exemplo" para quase todos os que lhe sucederam. Mostrando desde os primeiros dias sua incompetência -- fôra governador de Alagoas ninguém sabe como -- o "caçador de corruptos", que apelidou de "marajás", teve no Congresso UM ALIADO que lhe permitiu confiscar poupanças e cometer todo tipo de irregularidades. Foi preciso o povo ir pras ruas, "caras pintadas", exigindo sua cabeça para que o tal Congresso aceitasse cassá-lo.

Os que vieram depois agiram à margem "das 4 linhas" da Constituição diversas vezes, sempre sob a sombra desse "Legislativo", mais preocupado "em engordar seus proventos" (pouco importa como) do que em SUPERVISIONAR administrações e presidentes. E chegamos... a "isso" !

Onde vamos parar ?! NÃO VAMOS... ninguém parece preocupado ou INTERESSADO em parar essa "carroça" rumo a novos "anos de chumbo" e ao abismo. Meu consolo (?!) será ver FECHAREM o Congresso -- fizeram isso antes -- desmobilizar Partidos, todos êles, repetindo o Passado e prender um bocado de gente. O "Messias", arauto desses tempos negros, "VAI DANÇAR"... ou pensa êle que GENERAIS "linha dura" pretendam ficar sob as ordens de um MOLEQUE que nem estofo de militar tem... um Nero redivivo, "artista" que detesta Artes.

Os evangélicos se descobrirão TRAÍDOS, alguns findarão "em cana"... em nome do "Golpe", digo, da "Revolução das 4 linhas". Congresso, pra quê ?! São 3 ou 5 BILHÕES de reais por mês em manutenção, salvo engano, pra favorecer "a velha Política", meros sanguessugas quase todos. Supremo... pra quê ?! A Lei militar sempre foi "a gente manda, todos obedecem"... não há espaços para "palpites" de juiz ou magistrado, qualquer deles.

PEDIMOS ISSO e agora temos... muito antes de Temer ou Cunha esse Congresso já "manipulava" PRA NÃO PUNIR ninguém, Dilma foi rara excessão. Quem hoje se espanta com o tal "orçamento secreto" ignora que êle sempre existiu sob a rúbrica de "Decretos Secretos", tanto no Congresso quanto no Senado... alguns de seus presidentes (com 2 ou 3 Maias na direção) dezenas deles, outros 300 ou 400 e um deles "mais de MIL decretos em exíguos 2 anos, um ESPANTO. (*1)

O dinheiro do povo "se presta" pra tudo... o Congresso não extraiu da vida pública esse "Lúcifer verde-oliva" quando pôde e, agora, nos lança num INFERNO imprevisível. Na Ditadura tínhamos inflação de 70-80% AO MÊS, enquanto o Ministério da Fazenda (ou o BC) declarava 25 ou 30% e o salário do trabalhador "subia" apenas 9% AO ANO, sempre no dia 1º de maio, suprema ironia. Hoje, TUDO se repete... "sem Mirinda nem Grapette" ! Regredimos 50 ANOS e vamos lamentar outros CEM ANOS esse nefasto sobrenome !

-- "E DAÍ ? QUER QUE EU FAÇA O QUÊ" ?!

"NATO" AZEVEDO (em 5/maio 2022, 17hs.

****************

OBS: (*1) - reproduzo abaixo trecho da coluna de MÍRIAM LEITÃO, in O LIberal de 10/fev. 2013, Belém/PA:

"Segundo Sarney, o inquérito feito na época da denúncia ENCONTROU 952 ATOS SECRETOS: de Antõnio Carlos Magalhães - 584; de Garibaldi Alves - 204; de Renan Calheiros - 196, de Ramez Tebet - 34; de Tião Viana - 16; de José Sarney - 16; e de Edison Lobão - 2. *** (Em outro recorte de meu arquivo, este de 19/março de 2009, da rev. ÉPOCA, consta sob o título de "BENEFÍCIOS OCULTOS"... "No Senado, onde os gastos são um mistério, os funcionários recebem hora extra durante o recesso", com 3.883 servidores beneficiados por um certo AGACIEL MAIA com um "presente" inesperado: o pagamento de horas extras. Entre os favorecidos, 1.189 assessores de senadores, ao custo final de 6 MILHÕES e 200 mil reais. UMA FESTA !!! Na época os funcionários do Senado NÃO BATIAM PONTO e o controle das horas trabalhadas era feito pelo chefe de gabinete. ISTO É BRASIL... e não mudou nem um pouco !!!

OBSERVAÇÕES IMPORTANTES:

1) enquanto o recém-eleito "vociferava" contra o resultado das eleições EM 2018 (exceto para deputados, senadores e governadores) o Exército manteve-se alheio a tudo e em silêncio, donde se conclui que, na época, eleição NÃO ERA "questão de segurança nacional"... falta explicar porque, agora, uma eleição QUE NEM ACONTECEU passou a ser vista dessa forma ?!

2) se a Forças Armadas não se preocuparam com os resultados de 2018, como se acham "no direito" de supervisionar o pleito atual ? No caso da "RELAÇÃO ENTRE PODERES", ou o Exército se vê agora "como um Poder paralelo" -- um 4º Poder, inconstitucional, "fora das 4 linhas", já que SUBORDINADO ao Executivo -- ou está "se imiscuindo" entre os Poderes legais.

3) a conclusão é lógica... ou o STF "bate de frente" com esses golpistas todos -- unindo-se "na trincheira" ao solitário e isolado "XANDÃO" -- e "escancara a Ditadura"... ou vai COLABORAR COM ELA como "inocente inútil". Não tem escolhas... o tempo de um IMPEACHMENT ficou lá atrás !

4) estranho país esse onde um "desocupado" passeando em SP MANDA PRENDER uma senhora que o xingou e, quando o filho dele ofende 2 ex-auxiliares do pai -- com o mesmo PALAVRÃO -- nada sucede ao rapazote-família", sob o argumento de que se trata de "liberdade de expressão". Me questiono se, NO USO dela, posso criar MSG de "#FORA EXÉRCITO!" (sem ser preso por isso) para o caso desta "INTERFERÊNCIA" dele nas futuras eleições (se houver pleito) e no TSE.

5) Afinal, vão ANULAR somente os votos para a Presidência ?! Os votos dos demais cargos estarão CORRETOS ?! É assim que se faz Democracia ?! Vamos "copiar" os Estados Unidos... até nisso ?!