MÃE, UMA DÁDIVA DIVINA

"Mãe, a flor formosa perfeição"...

Espera, isso já é clichê demais e não é minha intenção romantizar esse posto tão especial e único que é ser mãe através de clichê, apesar dela merecer todo o romantismo do mundo.

Mãe, tu és sim a rosa mais linda do jardim dos teus filhos, mas antes de tudo tu és a guerreira da sociedade, principalmente dessa sociedadedita pós moderna onde tua função de ser mãe é apenas mais uma de tuas tantas funções.

Às vezes paro e fico me imaginando em teu lugar, é inimagináveldar conta de tantas coisas ao mesmo tempo. Por mais que tenhas ajuda em casa a carga maior recai sobre ti, talvez por uma questão biológica mesmo de instinto unida a criação social ao longo da História. 

Mas vou descrever o ato de ser mãe. 

São nove meses em que entregas literalmente teu corpo a outra vida com o risco de morte inerente e a transformação total em teu corpo, as marcas de estrias e tu não se envergonha disso, ao contrário,  se orgulha das marcas deixadas por teu filho e o ama incondicionalmente, sem nenhum problema tu encara isso com muita alegria, como uma dádiva divina até colocar outro ser ao mundo que permanecerá sobre tua inteira responsabilidade desde alimentar e cuidar durante um tempo longo.

Mas tu encara isso sem pestanejar.

No entanto,  tem outros agravos. Tu não és só a mãe integral,  tu és também a dona de casa, a profissional fora em diversas profissões como bombeiro, soldado, aeromoça,  professora, deputada, advogada, médica, faxineira, cozinheira, porteira, secretária entre tantas outras funções que tu desenvolve e diga-se de passagem com muito afinco e responsabilidade. Do meu ponto de vista só de ser mãe tu já és uma grande heroína, então não precisa nem mais dizer o que penso, nem todos os adjetivos te adjetivaria, visto as infinitas qualidades as quais tu tens.

Diante a tantas qualidades eu não quero focar apenas na maternidade,  apesar de que se fosse só isso já seria o suficiente para te colocar no pedestal, mas sem romantização eu quero te desejar toda a felicidade do mundo e te agradecer reiteradamente, pois por ti, ó mãe, por ti a espécie humana tem essa capacidade de se perpetuar longincuamente.

Ah, só para lembrar, nem sempre a mãe é somente aquela que pariu uma criança, mãe é toda aquela que cuida desde o filho biológico até o filho de outras espécies com cuidado e carinho.

A ti, ó mãe, a ti eu reverencio de pé com os olhos cheios de lágrimas, porém lágrimas de felicidades e aplaudo com um grandioso júbilo.