BRINCANDO COM O PERIGO 

Muita gente talvez não sabe, mas o relógio foi a máquina mais sensacional criada pelos homens, sensacional ao menos para os donos do capital, os empresários, pois a partir dessa criação eles puderam de forma mais racional arrancar até a última gota de suor do trabalhador,  já para o trabalhador essa invenção foi considerada demoníaca, dada as informações supracitadas acima. 

Toda aquela letargia do período medieval comandada pelo repique do sino e pelo bom ou mau humor do sacristão foi-se por água abaixo,  agora o relógio é as sirenes das fábricas passaram a comandar literalmente a vida dos homens. A máquina racional domou o "tempo de Deus".

Pois bem, os relógios foram ao longo dos séculos sendo modificados, ajustados, porém nunca mais saiu de nossas vidas. Hoje ele está literalmente em nossos aparelhos celulares que são agora p nosso despertador da manhã. 

De repente o som repentino nos desperta sem nenhum carinho, sem nenhum amor, aquele trimmm estridente avisando que os compromissos estão nos esperando e é aí que mora o perigo.

De vez em quando acordamos com o barulho e tratamos logo de silenciá-lo.

Dia desses inventei de cair nessa armadilha.  Pensei: só mais cinco minutinhos e já levanto para o meu compromisso habitual. Ledo engano. 

Acordei uma hora depois mais perdido que cachorro de pobre que cai da mudança de cima do caminhão lotado de colchão velho e panelas amassadas, perdi meu compromisso e lá se foi o desconto de um dia de trabalho. 

É, sei que você riu agora da minha situação,  mas não somente isso, mas porque lembrou que essa desgraça aconteceu também com você.  Quem nunca, né?

Eu brinquei com o perigo e acabei caindo no abismo.

Quanto trabalhador fui tolhido do meu direito feudal onde o repique do sino era a minha direção,  aí tinha a segunda feira que o sacristão amanhecia de ressaca e esquecia de bater o sino  já o relógio jamais esquece  de nos despertar e com o melhoramento tecnológico ele não para mais como os do tempo dos meus bisavós que precisava dar corda para ele funcionar. 

Enfim, dependendo do ponto referencial o relógio pode ser uma dádiva ou uma desgraça,  porém todos dependem atualmente dele, dessa forma fica a dica: se você precisa levantar de manhã no repicar do despertador não caia na armadilha de querer dormir só mais cinco minutinhos,  pois você vai acabar perdendo o seu dia de trabalho e no final do mês o rombo no contracheque pode fazer muita falta.

Mas se você gosta do perigo vai fundo, são apenas cinco minutos.