21 GRAMAS

Segundo um desacreditado estudo realizado no ano de 1907 em Haverhill, Massachusetts por um renomado Físico conhecido pelo nome de Duncan MacDougall, o peso de uma alma é de exatamente 21 gramas. Esse mito foi ainda reforçado pelo filme “21 gramas” de Alejandro González Iñáritu do gênero drama/ficção de 2003. Acontece que o estudo do Dr. MacDougall foi incipiente, inconcluso e considerado de nenhum valor pelas comunidades cientifica e religiosa.

Desde a época de Platão a alma tem sido entendida como imaterial e abstrata, ou seja, sem massa corpórea, sem volume, sem peso, sem cor, e, portanto, não pode ser aferida.

Entretanto, vejo pessoas caminhando como que arrastando uma tonelada de culpa sobre os ombros. Pessoas sobrecarregadas, fatigadas, extenuadas, com semblante sempre congestionado, forçadas a sobrepujar dificuldades imponderadas. "Pessoas que dormem, mas não descansam; que amam, mas não são amadas; que tentam agradar, mas não recebem agrados; que morrem assim como vivem – sozinhas."*

Assim, num sentido figurado, ou mesmo espiritual, posso dizer que a pesagem de uma alma pode variar entre dois gramas a duas toneladas. Uma alma pode ter a leveza de uma pluma ou o peso de uma montanha de chumbo.

Quem nunca viu o filme“Mary Poppins”, aquela cena fantástica em que as pessoas quando em um estado de graça e felicidade flutuam graciosamente e só param no teto, sorrindo aos borbotões? Ou nunca ouviu “Teatro Mágico?“ “camarada viva a vida mais leve. Não deixe que ela escorregue...” ou ainda num sentido mais profundo quem nunca leu no livro sagrado esse texto muito inspirador: “... Mas os que esperam no SENHOR renovam suas forças, sobem com asas como águias, correm e não se cansam, caminham e não se fatigam” . Eu não poderia aqui deixar de mencionar um apelo do próprio Cristo no qual ele chama pra si as almas sobrecarregadas, oprimidas, extenuadas, solitárias: “Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para a vossa alma. Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve” Mt 28:28-30. Os pródigos, os perturbados, os perdedores, os miseráveis de toda espécie chegavam a ele carregando suas toneladas de culpas e fracassos e saiam flutuando. E olha que disso eu mesmo sou testemunha.

Foi pensando nisso que outro dia andei filosofando: bem aventuradas sejam as pessoas de alma leve porque a elas pertence a leveza da vida.

*O texto entre aspas foi retirado e adaptado de uma lápide do cemitério Locke Hill - Philadelphia - Pensilvania- e constitui o epitáfio emblemático de Grace LIewellen Smith uma ilustre desconhecida.