Briga entre personagens

 

Na primeira metade do século 20 eram muito prestigiados dois autores policiais: Conan Doyle, britânico, e Maurice Leblanc, francês, criadores respectivamente de Sherlock Holmes, detetive amador, e Arsene Lupin, ladrão aventureiro.

Havia, claro, muita diferença entre ambos. Sherlock era um homem da lei, honesto, íntegro, irrepreensível. Lupin era desonesto, ladrão de jóias, debochado. Para torná-lo simpático Leblanc usou o truque de colocar como seus oponentes criminosos piores, assassinos perversos. Mas além de derrotar esses meliantes Lupin também passava a perna nos policiais, zombava da polícia e nada tinha de humilde, era arrogante e se achava invencível.

Sherlock era sóbrio, de poucas palavras, sério, celibatário. Lupin era um garanhão, apaixonava-se perdidamente mas logo já estava com outra mulher.

Um dia, talvez incomodado com a fama de Sherlock Holmes, sempre maior que a de Arsene Lupin, Leblanc comunicou-se com Conan Doyle, provavelmente por carta, já que não eram do mesmo país. O francês queria autorização para colocar o detetive numa das aventuras de Lupin.

Doyle recusou. Ele deve ter enxergado a verdadeira intenção de Leblanc, ou seja, colocar detetive e ladrão em confronto e dar a vitória ao ladrão.

Leblanc não desistiu do seu intento. Não podendo fazer uso de Sherlock Holmes ele escreveu o romance "Arsene Lupin contra Herlock Sholmes", assim com as iniciais trocadas.

Eu não cheguei a ler este livro, embora conheça outros do Lupin. Mas não há dúvida de que Lupin ganha.

Não sei o final da história, não sei como reagiu Conan Doyle. Se eu fosse ele não deixaria passar em branco, tratava de escrever "Sherlock Holmes contra Larsene Upin", e ficaria tudo quite.

E vocês, o que acham disso?