E os nossos valores?

Somos um povo constituído do encontro de dois povos absolutamente distintos em todos as características. Somos o contato do índio com o europeu e talvez o primeiro, pois confesso aqui que não sou bom de História. Mas, por quê minha distância com essa fascinante disciplina escolar? Será que é ruim conhecer as origens do mundo ou não foi bem ensinado para mim? O que aconteceu?

Muito bem, o que busco é o conhecimento constante porque sei de sua importância para que tenhamos um mundo melhor. Hoje, com a internet, coisa que nos meus tempos de aluno não tinha, a informação era através do livro mesmo.

Recordo-me de professores bons, que se preocupavam em não serem mais esquecidos pelos seus ensinamentos deixados para sempre e que fariam a diferença na minha vida. Há grandes mestres pelos quais agradeço a paciência que tiveram em transmitir aprendizado em diversas matérias escolares. Bons tempos aqueles.

Assim, cabe questionar: O que faz despertar o desinteresse de alguém em alguma coisa? Por quê sou mais desinformado em História, como disse no início? Será que estava em mim o problema ou naqueles que deveriam me ensinar e mostrar a relevância do que aprendia na época?

Uma boa educação, nos eleva a patamares significativos da evolução. Eu, por exemplo, sei da importância do aprendizado constante, mas será que a escola de hoje está preocupada com os resultados do seu respectivo ofício?

Já escrevi aqui sobre esse tema de importância absurda para nossa sociedade. Falei também recentemente dos porquês que temos de conhecer o nosso idioma (domínio da Língua Portuguesa), pois esse é o elemento fundamental na união do meu povo brasileiro.

Da fraqueza educacional, não quero aqui politizar este assunto, mas acho que o Brasil é um país de muita carência nesse âmbito, que está cada vez mais rarefeito na vontade política. Nossas escolas estão mal apresentadas, com estruturação física desestimulante ao aprendizado. Há instituições de ensino em regiões mais periféricas que estão em estado deplorável. Nossa educação é péssima já de muitos anos, fazendo ela parte da desvalorização gradual por interesse puramente político para dominar o povo.

Sem o interesse do aluno em aprender e do professor ensinar o que resta então? São polos opostos. Não deveria ser assim, jamais! Não devemos aceitar isso de maneira nenhuma.

A educação é tema principal para uma sociedade justa, harmoniosa e equilibrada. Temos de cobrar projetos de nossos gestores sobre isso, e precisa ser amplamente discutido de como melhorar de forma liminar esse Direito Fundamental que está tão abandonado em nosso Brasil.

Precisamos de formar cidadãos e não pessoas fadadas à falência ou fracasso e pior à pobreza vitalícia.

Este ano eleitoral, você já pensou quais são os projetos educacionais que seu candidato tem para nossa Republica Federativa do Brasil, em todos os entes federados? Se não pensou é melhor começar a pensar, para não ser nunca mais enganado.

Educação é o elemento fundamental para um mundo melhor.

Romualdo Santos do Paço, advogado defensor das liberdades fundamentais, patriota, amante das letras e amigo dos números, morador da Lapa/SP.

ROMUALDO SANTOS DO PAÇO
Enviado por ROMUALDO SANTOS DO PAÇO em 29/04/2022
Reeditado em 29/04/2022
Código do texto: T7505663
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.