Liberdade de Opinião

Mesmo salientando que "a opinião dos comentaristas não refletem, necessariamente, a opinião da Emissora", a CNN convida debatedores pro e contra o governo. Enquanto isso, a Globo só convida os contra. No Jornal das 18 horas, ali comparecem dois, três e até quatro comentaristas que, intencional e decidamente, só atacam o governo. Não existe ali o contraditório, tão efaticamente defendido pela liberdade de imprensa e até pela OAB. Advogados defendem ou acusam. Jornalistas relatam os fatos, sem desvirtuar a realidade, segundo Adriano Suassana, que definia a diferença entre o escritor e o jornalista. Por outro lado, surgiu a Jovem Pan, que defende, incondicionalmente, o governo, em contraponta à Globo.

Assim, os telespectadores precisam ter maturidade para entender o que é certo ou errado, não se atendo só numa única opinião. Por isso, é preciso conhecer "as duas faces da questão." Não podemos ler apenas um jornal ou ouvirmos apenas uma emissora. Precisamos garimpar as informações, peneirá-las com uma peneira que não contenha um grande buraco, para que o grosso não passe por ali.

A propósito, as redes sociais nos encaminham vídeos de todo tipo. E, como um torcedor de seu time, cada um só vê o que lhe interessa.

Assim, melhor mesmo é assistir a todas as emissoras, ler todos os jornais, e fazer sua avaliação consciente da realidade da política e do Brasil.

Todos mudam. Os políticos que antes defendiam um lado, hoje já estão do outro lado. Os juristas que antes defendiam uma causa, hoje acusam-na.

E é exatamente a divergência que está causando todo esse rebuliço.

Irineu Gomes
Enviado por Irineu Gomes em 28/04/2022
Reeditado em 28/04/2022
Código do texto: T7505020
Classificação de conteúdo: seguro