O domínio da linguagem
Temos conosco a natureza biológica da racionalidade, isto é somos seres pensantes, diferentemente dos outros animais que agem inteligentemente através do instinto.
Ora, se temos inteligência distinta por sermos seres humanos e mais: imagem e semelhança do nosso Criador, por quê vivemos muitas vezes em dificuldades? Será por ignorância dos fatos em geral?
Por quê os pássaros, por exemplo, vivem sua natureza de forma harmoniosa cantando e nos alegrando o tempo todo, sem ao menos possuírem um abrigo? Eles ficam ao relento o sob ação da chuva, sol, frio, etc. e são felizes, por quê? Na minha modesta opinião e observação acho que eles sabem se comunicar, o resto é a própria biologia que faz prosperar a vida. Contudo, penso que qualquer ser vivo neste mundo só não é feliz quando possuir sua liberdade limitada. Imagine a judiação! É triste viver assim, sem nosso bem mais precioso além da vida, que é ser livre.
Não quero aqui mudar o foco, mas sim fazer uma reflexão sobre a nossa comunicação. Como será que ela está? Será que vocês que leem este texto estão entendendo o que quero dizer? Espero que sim.
Precisamos continuamente aprimorar nossa forma de comunicação ao modo que o receptor entenda o que se pretende dizer, seja escrito ou falado e esse processo não se reduz ao que o outro entendeu, mas a nós mesmos.
Imagine a infelicidade de cairmos em erro porque fomos induzidos por uma propaganda ou pela fala carinhosa de alguém que convenceu de que algo que estava se tratando era bom e na verdade não era.
Como os produtos que você adquire chegam na sua casa ou de alguma forma acompanham a sua vida? Temos de prestar atenção em todas informações que nos cercam e em que tipo de mensagem querem nos transmitir. Isso é muito sério. Nós brasileiros não temos o hábito de ler e interpretar as letras que nos chegam e acabamos por assinar sem entender nada e é o mesmo que concordar com o fato e depois, sabe Deus...
O que querem nos induzir por exemplo, aqueles políticos que estão vendendo uma imagem de bom moço. Isso é entender a comunicação.
Nosso País é o que é hoje simplesmente porque somos um povo fácil de induzir e enganar. A mídia está fazendo isso há anos conosco. Durante muito tempo achamos graça nas novelas de televisão, mas o mundo corria fora das nossas casas. Transformações andavam em nossas costas e não percebemos isso tudo acontecer. Grave, não é? Pra mim é gravíssimo.
Isso é o poder da comunicação que pode manipular todo um povo doutrinando ele até fazer cair dentro de um poço fundo que não tem volta e o pior além de ser longo, a luz vai ficando escassa e tão pouco tempo na escuridão.
Devemos, contudo, perceber que se a esmola é demais, desconfie, pois a propaganda pode não ser aquilo que realmente esperamos.
Pense no poder da comunicação, e pense principalmente que você precisa ser uma pessoa que busque incançavelmente o aprimoramento da linguagem para fazer os outros entenderem e ser entendido.
Domine seu idioma pátrio! Domine mesmo e não seja manipulado por alguem que quer o seu mau, que será anulação da sua liberdade lá na frente.
Nossa Língua Portuguesa não é aquela pobreza que um dia te passaram, muito pelo contrário ela é a última flor do Lácio, inculta e bela. Grifo meu que quer dizer o poema de Olavo Bilac, Língua Portuguesa. Leiam esse poema e reflitam.
Romualdo Santos do Paço, advogado, defensor da liberdade, patriota, amante das letras e amigo dos números, morador da Lapa/SP.