SINGELAS PALAVRAS SOBRE A VIDA DE SANTA FAUSTINA... 07h42min.

Na terça a tarde, a filha Vanice, o esposo Luiz e o amigo Roberto, vieram nos fazer uma visita. Foi quando a filha Vanice, - já que tínhamos dado um tempo para abordar política – porque não voltávamos a escrever sobre a vida dos Santos...

Coincidentemente, no domingo, sintonizamos a Rede Vida, que estava passando um filme sobre a vida de Santa Faustina, - confesso que nunca havia lido nada sobre ela – Porém, num intervalo dizia que o filme era a segunda parte, acabamos desistindo de ver, ontem, procuramos no Youtube, o filme, que demora 1h34min., muito bem feito por sinal, que sucintamente conta a vida desta Santa, que viveu tão somente 33 anos, por coincidência foi a idade que Cristo faleceu...

Era uma alma mística, atraída desde criança sobre as questões de Espiritualidade, em que Jesus sempre foi o foco principal de suas vivências, família numerosa e paupérrima, desde criança trabalhava em casa para ajudar a mãe e os irmãos, quando atingiu uma certa idade, começou a trabalhar de doméstica, para ajudar na renda da família...

Sua curta vida sempre foi envolvida por fenômenos ostensivos, quando foi a um baile com sua irmã, repentinamente apareceu a ela a imagem de Jesus a “reprendendo”, pois estava gastando sua vida com futilidades, quando sua missão era bem outra...

Estava com 19 anos, quando comunicou a seus familiares que queria ser freira, que tentaria fazer isto indo para Varsóvia, os pais a isto reprovaram terminantemente, ela, resoluta em sua decisão, acabou indo a Varsóvia, com os poucos pertences, enrolados numa peça maior, pois não dispunha de uma simples mala para levá-los...

Bate num convento insiste para falar com a Madre Superiora, conseguindo diz da sua pretensão de ser freira, a Madre diz a ela que era preciso ter um “dote”, - após a Primeira Guerra Mundial, as instituições estavam passando por severa crise financeira – a Madre, felizmente, a encaminha para trabalhar na casa de uma família abastada, durante doze meses, religiosamente, retira quase a totalidade seu salário para doar a Instituição, quando finalmente é aceita.

A princípio, concorda, humildemente as funções mais humildes, cuidar as limpezas em geral, trabalhar na padaria, cuidar da pequena horta, e, ainda dar cuidados a uma freira de idade bem avançada.

Mesmo ali os fenômenos ostensivos prosseguiam, em que Jesus era o foco principal, pois desde a muito isto acontecia. Certamente isto chamou a atenção de toda Congregação, um padre, começou a atende-la no Confessionário, tentando entender, o que estava acontecendo com ela. Até mesmo foi encaminhada a um psiquiátrico, para ver se não tinha algum transtorno mental, chegando à conclusão que não sofria de qualquer tipo de transtorno mental.

Seu confessor, e outros clérigos passaram a crer na altensidade das “aparições”, isto é, Jesus, conversava com ela, até pediu a ela que pintasse um quadro, de seu vulto, porém, era leiga nesta arte, foi quando seu confessor foi com ela, a um emérito pintor, depois de muitas idas e vinda, pois dava a opinião sobre o rosto do Mestre, e a posição de suas mãos, e as diversas cores de seu traje, finalmente o quadro ficou pronto, e houve afirmações, que o olhando fixamente, o mesmo parecia que estava vivo e irradiava muita luz...

Tudo isto são os mistérios da Fé, muitos acreditam nesta possibilidade, - Jesus, constantemente aparecendo a uma pessoa, que se torna um “canal” de suas palavras. Escrevia, tudo num caderno, num ímpeto inesperado a tudo queima, quando o seu confessor volta, - estava viajando – disse que a sua penitência era escrever tudo novamente, assim, a fez, pois o próprio filme é baseado nestes cadernos; também, neles havia uma visão profética: em breve a Polônia passaria por muito sofrimento, fatos que realmente aconteceram, seis anos depois quando a Polônia, foi tomada pelos nazistas e pelos russos...

Alma, despertada, para os Ideais da Espiritualidade, placidamente faz sua passagem, ao longo de sua curta vida, em que o “ser” se antepõe ao “ter”. 08h37min.

Curitiba, 28 de abril de 2022 – Reflexões do Cotidiano – Saul

*Faustina Kowalska, nascimeto Glogowiec, Lódz, Império Russo 25 de agosto de 1905. Falecimento Cracóvia, Polônia 05 de outubro de 1933 Beatificação, 18 de abril de 1993, Roma, pelo Papa João Paulo II (Wikipédia)

*Filme: Santa Faustina Festa Misericórdia.

https://www.recantodasletras.com.br/autores/walmorzimerman

mesnagesnsespiritas.site walmor.zimerman@bol.com.br

Walmor Zimerman
Enviado por Walmor Zimerman em 28/04/2022
Código do texto: T7504831
Classificação de conteúdo: seguro