UMA GUERRA LÁ E OUTRA CÁ

Quarta-feira, 27 de Abril de 2022

Um exemplo de situação ruim é a que aconteceu recentemente lá na Europa, quando a Rússia invadiu a Ucrânia com as suas tropas, buscando resolver um impasse entre as duas nações. Mas de uma forma radical, digamos. Com resultados que não agradaram a ninguém. Talvez nem mesmo à própria Rússia.

O caos se abateu naquela região onde aconteceu o fato. Muita destruição, dor, flagelo e prejuízo. Também com uma população massacrada, mesmo que em parte. E principalmente a morte de muitos. Dentre esses, velhos e crianças. Enfim, uma situação que ninguém desejaria passar, com certeza.

E por que tudo isso aconteceu? Óbvio que por muitas razões. Mas foram deixados de lado o bom senso, a sensatez, o equilíbrio e afins. Desta forma, o mal está feito. E não haverá retorno. Apenas se deve absorver tudo o que de ruim aconteceu e seguir em frente.

Em nosso país, o Brasil, um país de extraordinária posição no mundo, com extensão geográfica imensa, clima totalmente favorável. Sem o costume de acontecimentos trágicos como se dão lá fora. Também onde não há daqueles cuja a natureza causa trágicos eventos, como terremotos, tsunamis, vulcões, maremotos. Como dizem muitos: "um país abençoado por Deus".

Mas temos gente ruim aqui também. Pessoas como os dois presidentes daqueles dois países. Por isso estaremos sujeitos a acontecimentos parecidos, de certa forma. Porque o desestabelecimento da normalidade constitucional, como se está prevendo acontecer, trará ao país uma guerra, também. Só não se sabe dizer se nas mesmas proporções que aquela outra.

E devemos nos preparar para o pior. Desde o momento que a própria Constituição Federal está sendo desrespeitada e agredida por alguns, não se pode esperar nada de bom. O agravante nisso é que tal ato é perpetrado por alguns que deveriam atentar para as regras que ela nos impõe. Mas se está buscando o contrário disso. E nessa queda de braço entre dois poderes, o resultado pode ser qualquer um. De bom ou de ruim.

Infelizmente um terceiro poder, o Legislativo, atuou de forma omissa e, segundo alguns, covarde, deixando de assumir suas premissas, permitindo assim a penetração de outro em seu meio, causando com isso uma situação tumultuada e lamentável. Mesmo que agora os dois presidentes, do Senado e da Câmara, tenham mudado suas ações, buscando resolver o imbróglio que envolveu o deputado Daniel da Silveira, tomando para si as determinações do que farão doravante, não aceitando mais a interferência dos ministros do Superior Tribunal Federal, STF.

E tomara que consigam equacionar tais problemas e dificuldades, sem que sejam necessárias que essa situação se transforme numa verdadeira guerra entre os Poderes da República. Também que certos ministros do STF saibam de seus limites constitucionais e não enveredem por caminhos espinhosos, trazendo com isso o sofrimento da população do país.

Aloisio Rocha de Almeida
Enviado por Aloisio Rocha de Almeida em 27/04/2022
Código do texto: T7504007
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.