O CRONISTA...

O CRONISTA E SUAS CRÔNICAS

Vale-se o cronista de suas crônicas. O seu pensar formula muito próximo da realidade suas concepções de como vê e vive suas realidades. A sociedade é um fato por excelência. Inserido nesse contexto, o cronista expressa-se através das crônicas, artigos, contos, casos e poemas, coroados pelos dilemas de cada dia.

Quer pela política, pela economia, pela segurança, enfim pelas liturgias de cada dia, o cronista vale-se de seus textos observados das realidades por que passa inserido no seio da sociedade, a gestante dos fatos.

“Cronicar” é falar do mundo, segundo o que ele vê, sente e percebe! O cronista é a pessoa como qualquer outra, mas, com os talentos da observação e da síntese jornalística e ética, dos fatos que o cercam. Emitindo sempre ao lado das narrativas ele expressa suas opiniões, com o objetivo de formá-las e informa-las!

É com o dom das letras, que o cronista se comunica como os olhos do cidadão comum... É por ele que o indivíduo analisa e toma conhecimento da gama de fatos e acontecimentos, bem como, das tendências ideológicas, sociais, religiosas, econômicas e geopolíticas, e, suas análises e comentários.

O cronista é antes, um jornalista antenado. Ele capta os sinais dos fatos que diuturnamente ocorrem no espectro social e os formata nos seus textos, crônicas poesias, contos e casos, numa literatura crônica e factual!

Sim falo de mim, como jornalista, poeta e escritor, e valio-me dessas ferramentas para cultivar as informações, conceitos, e, critérios jornalísticos, para chegar até a opinião do cidadão comum, mas, com o direito de ser informado e orientado dentro dos contextos factuais onde vive!

É para o cidadão que o cronista trabalha e produz suas matérias, adentrando nas suas opiniões e conceitos, ajudando-o na compreensão psicossocial, nos campos factuais que o cercam.

No lead da notícia e das análises (O que, quem, quando, onde e porquê), o cronista/jornalista baliza sua bússola nas direções desses parâmetros informativos, fazendo chegar até o seu destinatário o produto final que é a informação narrativa e opinativa.

Jose Alfredo - jornalista

Jose Alfredo
Enviado por Jose Alfredo em 26/04/2022
Código do texto: T7503522
Classificação de conteúdo: seguro