O respeito a história do futebol

Merecedor do Tetra campeonato estadual no futebol cearense, o Fortaleza comemorou muito a conquista do último domingo (24), contra o Caucaia em uma vitória de 4 x 0. Mas nos festejos da torcida leonina, o jogador Lucas Crispim se empolgou na entrevista e disse que o Tricolor de Aço ia atrás do primeiro Penta de um time local. No mínimo aí temos o desconhecimento por parte do atleta e uma falta de respeito de quem contou para ele uma versão fake news. O Ceará Sporting Club ganhou de 2015 a 2019 pela Liga Metropolitana Cearense de Foot- Ball, entidade antecessora, da Associação Desportiva Cearense (1920), Federação Cearense de Desporto (1941) e Federação Cearense de Futebol (1972). Além de ter vencido uma competição estadual em 1914, ano da sua fundação, porém não existia a organizadora.

A rivalidade entre torcedores deve ser reverenciada e respeitada, mas quando acham-se subterfúgios no passado para engajar e mesmo enganar o público, ai já passa dos limites. Não podemos fazer a história se encaixar apenas nos nossos contos de fadas. O que vale é a realidade dos fatos. 30 de novembro de 1919, no Campo do Padro (atual estádio Presidente Vargas), O Ceará foi a campo com Aldo, Garcia, Gothardo, Célio, Braga, Aloísio, Wálter Barroso, Mamede, Braun, Enoche, Cearense venceu por 2 x 1 o Fortaleza Esporte Clube: Quinderé, Peter, Riquet, João Gentil, Lúcio Baeurfeldt, Nelsinho, José Raymundo, Arthur, Humberto Ribeiro, Juracy e Pontes.

Vamos seguir reverenciando a memória dos nossos clubes, sem querer apagar a trajetória do rival.

Carlos Emanuel
Enviado por Carlos Emanuel em 26/04/2022
Reeditado em 26/04/2022
Código do texto: T7503127
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.