Tolerância

PARA mim só é possível uma convivência pacífica se houver por parte das pessoas um mínimo de tolerância. Tolerância que tem tudo a ver com respeito e democracia. Mais: estrito respeito às normas e preceitos de cidadania. Um cidadão não pode não pode dar maus exemplos de intolerância.

Acho que as pessoas podem e devem manter suas ideias sem interromper laços de aizade e relacionamentos. Quem deve brigar são as ideias. O debate é necessário, mas nunca deve descambar para a baixaria e nem gerar inimizades. Victor Hugo dizia: "A tolerância é a melhor das religiões. Estava certo. Continua certo. Mas Gandhi foi ainda mais feliz: "A lei de ouro do comportamento humano é a tolerância mútua, já que nunca pensaremos todos da mesma maneira, já que nunca veremos senão parte da verdade sob ângulos diferentes".

Sou uma pessoa com ideias definidas, mas apesar de veemente e um pouco arengueiro, sempre respeitei os que pensam diferente de mim. Tenho amigos de vida inteira com ideias diametralmente opostas às minhas. Mas conservando a amizade que tem sua base no respeito mútuo.

Estou sentindo que no momento algumas pessoas estão se deixando contaminar pela intolerância, chegando até a endossar provocações que ferem o estado de direito. É muito triste. Estão ficando azedos e podem virar vinagre. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 24/04/2022
Código do texto: T7501805
Classificação de conteúdo: seguro