Poder e Ribalta

SEMPRE achei que as luzes da ribalta do poder são muito ofuscante e costumam encandear e até cegar os atores da política, aqueles que pensam que o poder é eterno, esquecendo que essas luzes e esse poder são até imaginários.

Por isso mesmo é que o poder deve ser transitório, sempre alternando os atores. E a forma de chegar à essa ribalta deve ser a via democrática. É o regime que se me afigura o único capaz de impedir a tirania e qualquer tipo de ditadura ou fascismo. Na democracia, por assim dizer, o palhaço pode ser rei e vice-Verde. Todos são iguais. O povo é quem decide.

Acho que por mais casuismos que se criem, por mais que tentem atos de intolerância e provocações, tramados nos gabinetes do ódio, a democracia prevalecerá porque garante a liberdade e o respeito aos direitos humanos. Nunca devemos esquecer os crimes da ditadura e nem a repressão à liberdade.

Seria bom que os ávidos pelo poder fossem preparados tanto para exerce-lo como para deixá-lo porque, caso contrário, podem levar um grande tombo. No mais, é bom lembrar a advertência de Charles Cotton:

"O poder intoxica os melhores corações, como o álcool intoxica as melhores cabeças. Nenhum homem é suficientemente sensato para que lhe confiamos poderes ilimitados". Bingo. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 22/04/2022
Código do texto: T7500440
Classificação de conteúdo: seguro