Para iludir a torcida

Quatro derrotas seguidas. Esse era o roteiro do Leão do Pici até ontem. Vozão tinha perdido dentro de casa para o Botafogo (RJ), no domingo. Na sequencia uma Copa do Brasil, para ambos. Dentro da Arena Castelão, o Fortaleza enfrentou o desfigurado Vitória (BA), que no fim de semana tinha perdido para o Floresta (CE), por 1 x 0. O clube baiano era comandado por Geninho. Mas Romero (2) e Moisés voltaram a reencontrar o caminho dos gols. E na sexta e no domingo, o Tricolor de Aço pega o Caucaia e pode se sagrar Tetra campeão Cearense. E o torcedor iludido, deve pensar que o time é uma máquina.

Do mesmo jeito o Ceará venceu o Tombense (MG), com dois gols de Vina e deu uma alivio a equipe de Dorival Júnior, que tinha três vitórias e uma derrota, mas que já vinha sendo pressionada pela torcida alvinegra, que é só criticas e emoção nos seus comentários. Se ganha o time é uma seleção de craques, se perde ninguém presta, tem que mandar todos embora.

A realidade é que nosso nível do futebol cearense é brigar para ficar entre o 8° ao 10° lugar no Brasileirão, o que vier além disso é puro lucro. Não é pensar pequeno, achar que não temos capacidade. Mas sim irmos com calma, sem atropelar etapas.

O time de Vojvoda é debutante na Libertadores e não podemos cobrar muito, nem elenco para tantas disputas tem. Mas ainda sonha em terceiro lugar do Grupo e ir as oitavas da Sulamericana. Como o Alvinegro de Porangabussu, que luta com o Independiente (AR) pela única vaga do Grupo.

Quando eu falo, ir com calma, não é nos diminuindo de forma alguma. É indo de uma forma consciente, segura e planejada. Olha o exemplo do Sport (PE), Santa Cruz (PE), Náutico (PE), Vitória (BA) e Bahia (BA). Foram com muita sede ao pote e se estreparam todos, porque gastaram mais do que arrecadaram e no fim não mantiveram a estrutura básica para ficar na elite do futebol brasileiro. Na maior competição das américas, podemos ir outras vezes e assim pegar experiência. Já na segunda competição mais importante, temos até condição de sonharmos com finais e até títulos.

O nosso calendário em ano de Copa do Mundo está cada vez mais apertado e sofrível, então não podemos, nem Ceará e nem Fortaleza perder pontos básicos, que lá na frente podem fazer falta em uma possível disputa de manutenção entre os 20 melhores do Brasil.

Carlos Emanuel
Enviado por Carlos Emanuel em 21/04/2022
Código do texto: T7499443
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.