CAPACIDADES POLÍTICAS...

CAPACIDADES POLÍTICAS

No atual contexto social, observamos a ausência por parte da maioria dos agentes que praticam a “política partidária e de governo, plenas e plausíveis capacidades de como ‘estadistas” gerirem de forma satisfatória e cidadã/cívica, essas práticas que exigem preparo e conhecimento didático/pedagógico no lidar com as coisas públicas.

“Política é a resolução de conflitos ou um conjunto de procedimentos formais e informais que expressam relações de poder e que se destinam à resolução pacífica”

Como vemos, os agentes atuais que militam nessas esferas, não apresentam a capacidade de resolverem os conflitos normais, bem como os procedimentos formais e informais, no trâmite dos poderes inerentes à essas atividades!

O que vemos são indíviduos “com interesses financeiros”, uma vez que são regiamente pagos, e só se preocupam com os seus bolsos e contas bancárias, além de orbitarem ao redor dos poderes buscando auferir lucros e posições, que os abonem com retornos de status!

Pouquíssimas exceções há nesse universo, políticos embasados nos seus verdadeiros papéis, nos quais, desempenham suas funções segundo capacidades autênticas do que é exercer e fazer “POLÍTICA” voltada para os benefícios populares... Afinal foi para esses fins, que foram votados e eleitos por eleitores, aos quais é destinada a atividade nas lides políticas!

Capacidades essas, que pedem conhecimentos das leis, das proposituras, de projetos, das moções, integração com o povo nas diversas regiões do Brasil, identificação cívica com o Estado e a Nação, respeito ao Presidente da República, alinhamento com os outros Poderes do Estado, lisura no trato financeiro das verbas públicas dos Ministérios, discrição nas suas retóricas políticas, bom e devido uso de sua imunidade parlamentar, honestidade e probidade com os recursos financeiros, que lhe passem às mãos, levar ao conhecimento do público as realizações do seu trabalho (projetos, leis, repasses financeiros para as áreas, que necessitem, votações em plenário, discursos, etc)...

Na lisura, e no respeito às suas funções, os agentes políticos retribuem aos seus eleitores, e ao Estado brasileiro, com seu trabalho, a verdadeira destinação a quem, para que foram eleitos e na honra e com honestidade ocupam suas “cátedras no Congresso”, a Casa do Povo”, e onde resolvem-se as questões das políticas públicas.

Por fim, os preceitos democráticos exigem também, que o povo esteja capacitado a exercer seu poder sobre os parlamentares numa cultura política. Os eleitores devem saber e conhecer seus deveres no dia das eleições... Votar com conhecimento dos perfis de quem estão votando... A democracia é o vetor da atuação de um povo. É para ele, nele e com ele, que são destinados os esforços de todo governo (Presidente, Senadores, Deputados, Agentes judiciais, Governadores, Prefeitos, Vereadores, Empresários, Intelectuais, e outras diversas instituições abrasadas pelos conceitos e preceitos democráticos.

Jose Alfredo - jornalista

Jose Alfredo
Enviado por Jose Alfredo em 17/04/2022
Código do texto: T7497062
Classificação de conteúdo: seguro