FORMAS HÍBRIDAS...

A pandemia e as formas híbridas

A PANDEMIA inseriu no modus vivendi, formas “híbridas” de procedimentos. No período pandêmico observamos e convivemos com novas formas de procedimentos sociais ligadas às áreas de educação, produção, intelectuais, e, sobretudo m diversos setores de trabalho. Haja vista, por exemplo, as atividades que podem ser exercidas no modelo “presencial” e no “à distância”. Vemos diversos indivíduos trabalhando em casa nos seus computadores (atividades on-line)... Alunos que exercitam suas aulas, on-line... algumas áreas profissionais que estão em atividades 0m-line...

Estes procedimentos deu criatividade e diversificou os processos de trabalhos híbridos, que antes do período pandêmico não era difundido! O setor da educação, talvez seja um dos meios mais utilizados, seguidos das atividades de outros profissionais, que trabalham em casa e on-line.

O próprio conceito de lockdown levou às pessoas e famílias aos procedimentos híbridos de suas atividades, que variam suas atividades, pelos celulares, e, telefones quando solicitam entregas e outras benesses a domicílio, coisas que não eram feitas antes da pandemia!

As Paróquias religiosas também não ficam de fora. Diversos Padres celebram as Missas pelos celulares evitando aglomerações dos fieis.

Eu mesmo posso testemunhar a minha produção literária, pela Internet e, sem sair de casa. Tenho produzido livros, que depois me conecto com as editoras e recebo os exemplares pelos Correios em minha casa.

Os comportamentos híbridos permitiram aos usuários, mais uma forma de atividade remunerada ou não, com as facilidades da Internet e dos celulares.

O ensino híbrido tem sido apontado como o meio para minimizar os efeitos negativos que as aulas não presenciais causaram na educação durante a pandemia de coronavírus. O conceito, que já faz parte da rotina de escolas em todo o país, utiliza a tecnologia para aumentar a eficiência de práticas pedagógicas e engajar o aluno no aprendizado. Para colocar o ensino híbrido em prática, é necessário conhecer as atividades e elaborar estratégias para adequá-las à realidade de cada escola.

Essa forma de trabalho não é novidade e cada vez mais as tendências sobre o futuro do trabalho apontam que as empresas estão inclinadas a adotar o trabalho híbrido como padrão.

Como alguns ainda encontram desafios substanciais em termos de saúde e bem-estar, muito por conta da influência da pandemia na saúde mental no home office, o trabalho híbrido se mostra como uma solução para problemas relacionados à exaustão, como aponta uma pesquisa recente do Runrun.it, em que 43% das 1.500 pessoas ouvidas têm dificuldades de se desconectar no fim do expediente. Esse tipo de comportamento é nocivo e pode acabar apagando as fronteiras entre lazer e trabalho.

Jose Alfredo - jornalista

Jose Alfredo
Enviado por Jose Alfredo em 16/04/2022
Código do texto: T7496064
Classificação de conteúdo: seguro