Por que do isolamento?
Hoje pela manhã vindo trabalhar deparei com uma cena interessante e ao mesmo tempo nada comemorativa. Muito bem, aguardando o trem, percebi um grupo de jovens bem vistosos, com certeza a caminho da escola, mas desses rapazes havia um que estava sentado em lado oposto. Este solitário, habilmente preocupado com o futuro estava lendo um livro muito bom desenvolvimento pessoal. Este estava isolado, pois o assunto provavelmente não interessava aos demais.
Impactante! Os outros riam, falavam suas histórias, ouviam músicas que não acrescentam nada. Enfim, quanto a estes percebo a falta de interesse pelo futuro, que ao meu ver é muito grave.
Aí vem a pergunta do meu tema: Por que do isolamento? Por que da falta de interesse dos nossos jovens ao desenvolvimento pessoal? Por que da falta de contribuição para um mundo melhor?
Muitos "porque(s)" não é verdade? Preocupante essa falta de interesse pelos estudos.
É relevantemente notório que aqueles jovens interessados em aprender algo, são tidos geralmente como "nerds", puxa-saco dos professores, enfim ganham como prêmio na melhor das hipóteses o isolamento, e quando não o "bullying ", como sequencia de atos violentos capazes de reduzir em si próprio a alta moral que esses estudantes tem.
É problema ser inteligente? Olhem eu não acho, porque todos nós somos seres que conservam a mesma inteligência, porém isso é em minha opinião questão de educação. Aí vem outra questão: Pais de alunos habilitados em provocar seus colegas sabem educar? Penso que não, pois os próprios genitores já devem ter esse histórico de violência contra seus amigos.
Gente, já passou da hora de refletirmos sobre as questões de educação. Esse tema é muito relevante para o futuro de qualquer nação. Vamos refletir em conjunto para que nosso país não seja somente o chamado - Brasil País do Futuro". Não pode ser assim, não podemos aceitar isso.
Nossa educação está uma calamidade, não se formam cidadãos, não se formam pessoas capazes de pensar e contribuir. Passo por algumas escolas públicas e vejo o ambiente que os alunos frequentam e por fora já se vê um verdadeiro "lixo" estrutural. Não podemos aceitar isso.
Moral desta crítica educacional: Por que do isolamento? Se no início do texto disse do isolamento do jovem que lia um livro de conteúdo construtivo e os demais que completavam o grupo da mesma escola ouvindo "músicas ridículas" mostra o nosso baixo nível de educação. Grave para o nosso país.
Para reflexão!
Romualdo Santos do Paço, advogado amante das letras, patriota defensor da liberdade, amigo dos números, morador da Lapa/SP.