CAMÕES, BILAC E BANDEIRA
A LÍNGUA DE CAMÕES E SEUS FILHOS, POETAS
Nelson Marzullo Tangerini
Caetano Veloso, em sua música “Língua”, na qual divide o vocal com a sambista Elza Soares, deixou bem claro que gosta de roçar a sua língua, tropicalista, à língua clássica de Luís de Camões, esse poeta máximo que, esteja onde estiver – e talvez esteja ao lado dos deuses e acompanhado das tágides -, ilumina todos os escritores e poetas da Lusofonia, que produzem incessantemente – e com amor à arte - seus textos literários perfeitamente trabalhados.
O primeiro e grande poeta da lusofonia, Luís Vaz de Camões, não está tão distante assim de nós, que escrevemos em português - sejam românticos (Casimiro de Abreu homenageou-o em “Camões e o Jau”), parnasianos (que se inspiram nos Clássicos, no Classicismo e no Neoclassicismo, também chamado de Arcadismo) ou Modernistas, como foi o caso de Fernando Pessoa, Manuel Bandeira e Carlos Drummond de Andrade, autor do belo poema “História, coração, linguagem”, do livro “A paixão medida”, entre tantos outros nomes consagrados de nossa literatura.
Sinto sua presença e sua mão amiga sobre a minha, quando a inspiração se faz presente em minha alma. E deixo também que sua língua roce à minha, pois “além das palavras é um além-mar, não é um além-túmulo”. Porque a língua portuguesa se renova e se renovará de tempos em tempos, aumentando seu léxico, com a promessa viva de que jamais deixará de existir.
Em 2002, quando estive no Mosteiro dos Jerónimos, em Lisboa, visitei o leito fictício de Camões – fictício porque seu corpo nunca foi encontrado, uma vez que fora enterrado em cova rasa num cemitério popular da cidade, junto a pobres mortais que perderam suas vidas, como o poeta - ceifadas por uma grande pandemia que matou muitos portugueses. Conta a lenda que historiadores tentaram reparar um erro cometido pelo império português; e tentaram encontrar e identificar os ossos do poeta de “Os Lusíadas” (obra épica) e “Sonetos” (obra lírica), entre tantos outros ossos de homens, mulheres e crianças de menos fama. Enfim, em vala comum, com “Todo mundo junto e misturado”, a identificação tornar-se-ia muito difícil e não chegaria a termo.
Pus, portanto, a minha mão direita sobre sua campa, de mármore branco e trabalhado, apesar de vazia e fria, na esperança de conseguir do poeta maior uma licença para escrever em português. E é nesse momento que Camões depositou, creio, uma simples centelha de sua grande luz sobre o meu ser – tão apagado.
Aqui, recorro a Olavo Bilac, definindo a língua, mas sem perder de vista o poeta, e a Manuel Bandeira (ainda parnasiano) para definir o grande vate lusitano:
De Bilac:
“LÍNGUA PORTUGUESA
Última flor do Lácio, inculta e bela,
És, a um tempo, esplendor e sepultura:
Ouro nativo, que na ganga impura
A bruta mina entre os cascalhos vela.
Amo-te assim, desconhecida e obscura,
Tuba de alto clangor, lira singela
Que tens o trom e o silvo da procela,
E o arrolo da saudade e da ternura!
Amo teu viço agreste e o teu aroma
De virgens selvas e de oceano largo!
Amo-te, ó rude e doloroso idioma,
Em que da voz materna ouvi: ‘Meu filho!’
E em que Camões chorou, no exílio amargo,
O gênio sem ventura e o amor sem brilho!”
De Bandeira:
“A CAMÕES
Quando n'alma pesar de tua raça
A névoa da apagada e vil tristeza,
Busque ela sempre a glória que não passa,
Em teu poema de heroísmo e de beleza.
Gênio purificado na desgraça,
Tu resumiste em ti toda a grandeza:
Poeta e soldado... em ti brilhou sem jaça
O amor da grande pátria portuguesa.
E enquanto o fero canto ecoar na mente
Da estirpe que em perigos sublimados
Plantou a cruz em cada continente,
Não morrerá sem poetas nem soldados
A língua em que cantaste rudemente
As armas e os barões assinalados”.
Depois de ficar cego da vista direita em luta contra os mouros e perder sua amante Dinamene em naufrágio nas proximidades da foz do Rio Mekong, ainda teve o poeta de viver miseravelmente com uma pensão irrisória concedida pelo Império Português por serviços prestados à Coroa. Enfim, morreu pobre e esquecido, até se tornar, tempos depois, num herói maior da lusofonia.