II QUAL É O SEU PARTIDO? 09h55min.

Este singelo texto tínhamos digitado ontem, mas por um lapso de nossa parte, não apertamos a tecla salvar, e no final o texto acabou sumindo, achávamos que tinha ficado na “lixeira”, mas nem lá estava, “provando” que a informática tem seus “mistérios”, qualquer “vacilo”, acabamos sendo penalizados...

Mas vamos ao que interessa; no Regime Militar, - 1964, que durou 21 anos – em 1966, todos os partidos foram extintos, ficando restritos a dois: Arena e MDB, os que aderiram ao primeiro, eram a favor do atual governo, que na realidade não podemos afirmar que era uma ditadura, pois havia alternância de poder, cujos Presidentes eram referendados pelo Congresso. Os que eram “contra” o governo se agruparam no segundo...

Assim permaneceu até 1979: “O Pluripartidarismo no Brasil está em vigor desde 22 de novembro, de 1979 (aprovado em definitivo através da Lei número 6767, de 20 de dezembro de 1979, quando foi restabelecido o fim da ditadura militar brasileira, instituindo seis anos depois”).

No ano seguinte, (1980) começou uma “avalanche” de criação de novos partidos, e pasmem! Hoje são em número de 33, e há outros na “fila” para serem criados, o que ao novo ver não deixa de ser um exagero, além do mais, há as siglas, - a pretexto da Democracia- Partido Comunista do Brasil, o que não deixa de ser uma incoerência, pois onde este regime impera a Democracia desaparece...

Os partidos dependem totalmente do Fundo Eleitoral, este ano ficou perto de cinco bilhões de reais, o que não deixa de ser algo bem “generoso”, visto que os que tem o privilégio de fazerem parte de uma diretoria, recebem altos salários, muito além de altos executivos de uma empresa privada...

Quanto a nós nunca aderimos a um partido político, votamos mais no nome, e não em sua filiação partidária...

O PSDB, fundado em 25/06 de 1988, esteve no poder de 1994 a 2002, quando entrou o PT, fundado em 10/02 de 1980 esteve no poder de 2003 a 2018, quando a Presidente Dilma, não concluiu o seu segundo mandato, com muitas controversas, pois o seu “impedimento”, sempre foi motivo de muitas polêmicas...

Finalmente em 2018, um novo Presidente foi eleito, e hoje tenta sua reeleição, ao mesmo tempo um que já foi Presidente por duas vezes, está tentando voltar, colocando em sua chapa um vice, que no passado foi seu ferrenho inimigo político...

Qual será o resultado desta disputa? Que aconteça o melhor para o país... 10h36min.

Curitiba, 12 de abril de 2022 – Reflexões do Cotidiano – Saul

https://www.recantodasletras.com.br/autores/walmorzimerman

mensagensespiritas.site walmor.zimerman@bol.com.br

Walmor Zimerman
Enviado por Walmor Zimerman em 13/04/2022
Código do texto: T7494108
Classificação de conteúdo: seguro