A Turma do Rato

A Turma do Rato!

Eu tinha uns doze ou treze anos, morava num prédio próximo ao clube Vasquinho de Morro Agudo. O vizinho de cima trabalha no cais do porto como conferente de estiva, profissão que não paga tão bem, mas mesmo assim ele trazia várias garrafas de whisky Ballantines 12 anos do trabalho…

Ao som de Bebeto e Elson do Forrogode, sempre rolava um churrasco barato (contrastando com a bebida fina) feito basicamente de asas de frango, no quintal de uso coletivo do prédio. Nessa época não implicavam com menores bebendo, e eu, obviamente, mesmo sem gostar, dava uma lambida numas doses de whisky…

Lembro do dia em que peguei uma dessas garrafas vazia de Ballantines 12 anos e misturei água e café, a coloração ficou idêntica a do whisky. Coloquei a garrafa dentro da caixa em cima da mesa. Minha vítima foi um vizinho metido a intelectual, que disse que isso era uma brincadeira "estapafúrdia", depois de ter dado um bom gole ao estilo cowboy…

Nessa época a molecada da rua assistiu os filmes Warriors (Selvagens da Noite) e Collors (As Cores da Violência), ficamos fascinados pelo universo das gangues. Também influenciados pelas turmas de baile funk da área, criamos a Engole Fogo, que contava com efetivo de uns oito ou nove membros, contando comigo. A gente porém, não era ativo, pois quase nunca as mães deixavam esses elementos de "alta periculosidade" irem ao baile…

Eu que sonhava ser membro de gangue fiquei frustrado, e como de costume, pra diminuir os muitos desapontamentos, eu criei uma gangue imaginária, a Turma do Rato, não me pergunte o porquê do nome pois não saberei responder…

Num desses churrasco de domingo, eu, empapuçado de asa de frango e Ballantines 12 anos, atraído pelo canto da Trinere, Steve B e companhia que dava pra ouvir do quintal coletivo do prédio, quis ir à matinê do Vasquinho de Morro Agudo, porém eu não tinha dinheiro...

Creio, que, encorajado pelo Ballantines 12 anos que corria em minhas veias, tomei distância, corri e pulei a roleta, sabe-se lá por Qual razão, enquanto eu pulava gritei "É a Turma do Rato!!!" Por quê? Chamei a atenção.

No meio do salto, alguém no guichê segurou minha perna, eu me desvencilhei e voltei correndo pra rua, ao olhar para trás tinha umas dez pessoas, incluindo seguranças querendo saber o que tinha acontecido…

O efeito do Ballantines 12 anos acabou na hora, eu acuado, com os olhos cheios de lágrimas, não disse uma palavra, até que um dos meus perseguidores me perguntou se alguém queria me bater (foi a deixa), eu respondi que sim…

Então eles pediram para eu me acalmar e me levaram até o início da minha rua para me protegerem dos meus inimigos imaginários, imaginários?

Baseado em fatos reais