PROFUNDAS DISPARIDADES...

GRANDES E PROFUNDAS DISPARIDADES

Enquanto a era da tecnologia domina os dias atuais, com a Internet, a inteligência digital, a comunicação entre celulares com diversas redes sociais, a televisão com a propagação das mídias, a mentalidade humana em grande parcela, definha na ignorância na ausência maligna de cultura!

Os jovens vivem dedilhando seus celulares e acessando a Internet pelos computadores. Adultos acessam as notícias das políticas dos governantes, os canais de tv a cabo com grande diversidade de opções entre filmes, documentários, telejornais, e com toda essa gama de informações a tecnologia inerente, pouco intercede na cultura popular.

A maioria das pessoas, não sabe interpretar textos. Os jovens não dominam a língua portuguesa. Os livros permanecem esquecidos nas estantes. Mas as fofocas grassam pelas redes sociais (whatsapp, facebook, instagram, etc...). As besteiras são divulgadas minando as bases culturais, quando deveriam ser alavancas de saber, de pensar, de formular raciocínios, elaboração de ideias, criação de opiniões, discernimento político, e outras compreensões culturais!

Enquanto isso, a grande mídia profissional, aproveita-se dessa lacuna maldita para inocular suas ideologias e comprar as consciências incultas para vender seus produtos nefastos como a manipulação política, consumista, e, ideológica, formatando o pensar coletivo do povo!

Observa-se então, que o avanço da tecnologia da informação, serve apenas para os caprichos viciosos dos seus usuários, que o utilizam, dentro dos limites de suas ignorâncias como brinquedos em mãos de crianças!

Certamente algumas escolas têm a prática de ensino através do uso de computadores aos seus alunos, na pesquisa de temas relacionados às suas aulas, porém, assim que saem da escola, os estudantes fazem o uso indevido (redes sócias para fofocarem, trocarem besteiras, acessarem sites pornôs na Internet, assistirem vídeos de violência explícita, etc...) afirmando ainda mais suas ignorâncias veladas nas suas capacidades de pensar e raciocinar e falar bem o idioma português, que seria o principal índice cultural de uma cidadania!

Ao que nos parece, a falha da utilização errada e enganosa dessa tecnologia da informação, começa nas planilhas educacionais das Escolas (principalmente de primeiro e segundo graus), cujos diretores e professores deixam a desejar no planejamento adequado no uso pedagógico desses meios, que, se bem manejados, muito cooperariam com a cultura e o conhecimento dos estudantes.

Jose Alfredo - jornalista

Jose Alfredo
Enviado por Jose Alfredo em 12/04/2022
Código do texto: T7493526
Classificação de conteúdo: seguro