A prática da humildade

O que é ser humilde? Segundo dicionário Aulete, significa simplicidade. Sim, é ser simples, justo e indiferente; o que é uma prática diária. Não nos custa nada sermos ou agirmos com o timbre da humildade.

Para mim, essa qualidade é a melhor que o ser humano pode adquirir ao longo da vida, mas em alguns casos, não ocorre. Existem pessoas que são capazes de viver a vida inteira em um inferno conflitante e não são capazes de pedir desculpas, até mesmo dar um bom dia. Não gastam palavras e buscam a distância insólita.

Penso que não devemos viver de arrogâncias ou de pouco amor, se de alguma forma se perceber que houve mágua, peça o perdão, pois nada custa; isso não é humilhação, ao contrário trata-se de elevação espiritual e assim que devemos ser, sempre pra frente em gratidão constante pelas riquezas que estão a volta.

Aprendamos com os ensinamentos de Nosso Senhor Jesus Cristo que foi o homem de maior moral da história e quanto era humilde e simples. Veja, desta vida não se leva nada, tampouco o próprio corpo. Tudo tem o mesmo destino no final, todos morreremos e nada vai ficar.

Seja humilde praticando todos os atos dessa frutífera qualidade de dons divinos, como um ato de caridade, a divisão de um espaço, a prática do amor, a não discriminação, enfim, tudo o que de alguma forma elevar a alma.

A partir de agora, medite sobre o que é ser humilde e verás o quão fácil tal prática nos enriquece. 

Seja sábio, seja humilde!

 

Dica: Use o dicionário online AULETE. Eu recomendo.

 

Romualdo Santos do Paço, advogado amante das letras e amigo dos números, morador do bairro da Lapa/SP.

 

 

ROMUALDO SANTOS DO PAÇO
Enviado por ROMUALDO SANTOS DO PAÇO em 11/04/2022
Código do texto: T7492745
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.