CRÔNICA

QUATRO REPORTERES E UMA REPORTAGEM

Sem uma pauta definida, sem reunião de briefing pelo Editor chefe, quatro repórteres, produziram a mesma reportagem. Na época não havia telefone, computador, celular, jornais ou revistas... Não havia a mídia para a divulgação das reportagens.

As notícias corriam de boca em boca... Era lá pelos anos "40/60" da nossa era. E os quatro repórteres valeram-se das suas experiências como testemunhas oculares registrando-as com o objetivo de legar suas reportagens à história da humanidade.

Cada um deles, no seu devido momento, fizeram então suas reportagens, a partir do convívio com a personagem central dos fatos.

Tudo isso ocorria numa região sob o domínio dos Romanos chamada de Palestina, e de cujo povo era os israelitas, e a cidade, era Jerusalém.

O primeiro repórter chamava-se MATEUS. Era judeu e coletor de impostos, portanto funcionário dos romanos. Redigiu sua reportagem na língua aramaica (dialeto do hebraico). Mateus, escreveu sua matéria para o povo judeu.

O segundo repórter chamado MARCOS, era um discípulo de Pedro, o mais velho dos discípulos, do personagem da sua reportagem. Seus textos representam um apanhado dos ensinamentos de Pedro em Roma.

O terceiro repórter era LUCAS. De origem grega, e praticante da medicina. Muito inteligente e aculturado, não era testemunha ocular dos acontecimentos. Seus textos eram dignos de crédito pelo cuidado que teve em documenta-lo.

E, por fim, o último dos repórteres, chamado de JOÃO. Também judeu. Suas matérias sobre os fatos que ele documentou, os escreveu em Antioquia em Éfeso na Grécia, mais de trinta anos após a redação dos três primeiros. Suas reportagens sempre tiveram características mais espiritualizadas, no estilo de suas narrativas sobre os acontecimentos.

Numa retrospectiva sobre os quatro repórteres temos que:

- MATEUS, escreve na Palestina para os leitores judeus. Seu texto se particulariza pela abundância de citações do Antigo Testamento.

- MARCOS, busca se apresentar com suas matérias e reportagens aos “pagãos” daquela região fazendo notar sobretudo, o que havia de extraordinário e de valor probatório nas suas reportagens.

- LUCAS, que escreve também para os pagãos, tem a visível preocupação de apresentar suas matérias sob um aspecto mais atraente e comovedor.

- JOÃO, procura mostrar aos seus leitores os aspectos da divindade, e do homem no concreto de seus atos e de seus discursos, referidos ao personagem central das reportagens.

Isto exposto, estamos falando dos quatro apóstolos de Jesus, que o seguiram, e por ele foram instruídos, e que, após sua morte, legaram à humanidade seus “Evangelhos”, como a grande reportagem da Boa Notícia.

A maior das reportagens de todos os tempos, com a cobertura dos quatro repórteres e apóstolos de Jesus, como testemunhas oculares, legaram à história da humanidade, a vida do Deus feito homem, que habitou entre os humanos.

Jose Alfredo – jornalista católico

Jose Alfredo
Enviado por Jose Alfredo em 11/04/2022
Código do texto: T7492452
Classificação de conteúdo: seguro