Vanessa Caldas

Nemilson Vieira de Morais (*)

Vanessa Caldas, maranhense de 36 anos, criada em Manaus. Chegou à cidade com os pais adotivos, aos oito (8) anos de idade. O pai biológico, falecera no Maranhão, sua mãe ainda reside por lá. — Esteve muito mal, à beira da morte, mas melhorou e deseja ver a filha e esta, a ela.

Aos 22 anos, conheceu as drogas, hoje com 36, completou catorze anos de dependência química e vulnerabilidade social.

Uns três dias antes de ser resgatada das ruas, por Pai Marcos, Vanessa também passou por mau bocado: a sofrer bastante, com dores pulmonares, agudas.

Vivia abrigada, numa praça central em penúria… Com precisão de ajuda, de uma mão amiga… — um bálsamo aos males… Sobre a vida de vícios nas drogas e outros, diz ter rogado a Deus por misericórdia… no dia do seu acolhimento.

Nessa ocasião, o Pai Marcos fez o seu resgate e o de uma colega dela (moça de cor clara), também em situação de rua…

A necessidade de um socorro, que a tirasse do 'fundo da fossa' era tudo que Vanessa mais queria; e teve. Nem relutou tanto em deixar para trás esposo (de quinze anos de convivência) e, três filhos pequenos, com o homem.

Em tratamento, Vanessa sofria muito no projeto: ao está no conforto de um teto, não faltar-lhe nada e saber que seus garotos dormiam na rua, sobre um papelão e expostos ao risco constante (mesmo na companhia do pai).

Sua inquietação (quanto a isso) transparecia a todos, da casa (por algum comportamento dela). Membros da diretoria visitaram a avó das suas crianças e a convencera de cuidar dos netos enquanto a mãe se trata.

A Vanessa está quase a terminar seu tratamento (só sucesso até aqui).

Linda, saudável, com a saúde em dia, já procura serviço de rejunte na construção civil; passa muita segurança de que vai vencer, por definitivo, o problema dos vícios.

Hoje, numa cortesia da casa (na pessoa do seu diretor), comeu uma pizza com o Pai Marcos, Larissa e Sara.

Torcemos por ela!

*Nemilson Vieira de Morais

Gestor Ambiental/Aacadêmico Literário.

(29:03:22)

Nemilson Vieira de Morais
Enviado por Nemilson Vieira de Morais em 10/04/2022
Reeditado em 10/04/2022
Código do texto: T7492111
Classificação de conteúdo: seguro