Nany

Nany

Na cadeia de sucessão o gato é presa do cachorro como é o pássaro presa do gato. Sempre tive cachorro impedido de possuir um gato. Também tive pássaro preto que não combinava com a vida do gato. Além do mais ouvia falar que gato transmite asma, o que me desanimava criar gato. Pois bem, um dia uma gata siamesa apareceu no sítio e me adotou entrando no meu carro. Era uma gatinha filhote, meiga e carente de um dono. Não tive dúvida em levá-la pra casa e presentear a minha neta Glória, também filhote como a felina que adotara. Mas como a casa da minha neta é pequena como ela, não comporta mais nenhuma criatura além dela, sua mãe é seu pai, acabei trazendo pra nossa casa que é  vizinha a da Glória, e coloquei-a no banheiro da empregada lá no quintal. Chorou a noite toda. Sei lá se dê saudade do sítio ou pelo pouco caso recebido. Resolvi na noite seguinte deixar a porta do banheiro aberta pra ela não sofrer claustrofobia. Ela então se acomodou fora, perto do tanque, em cima de uma fruteira velha onde guardava panos de limpeza. Foi nela que ela se aninhou noites seguintes. Quando minha neta se apossou dela a chamou de Nany e assim ela atende nossos chamados, sem contudo se aproximar para nossos afagos. Como o inverno deixamos ela dormir dentro de casa. Ela escolheu o nosso pé da cama pra se acomodar até que numa noite me agitei num pesadelo e chutei a gata da cama. Daí nunca mais dormiu com a gente, escolheu o baú ao lado fazendo dele seu berço eternizado. Um dia ela subiu na janela do quarto que fica no segundo piso e de lá saltou ao chão, quebrando um dente e lesionado seu pescoço. Não foi nada que uma imobilização temporária não desse conta da sua cura. Ademais ela já é uma senhora de quinze anos, que não conheceu a maternidade por falta de um gato encantado e consequentemente pela cirurgia de castração. Ela vive hibernando, e nós deixando surpresas no tapete Centenário da família Ferraz. Quando não dá para catar o sólido deixado limpamos o líquido com desinfetante apropriado. Agora entendi o que quer dizer a tal asma que gato transmite. Onde moramos tem muitos gatos que sabem nos telhados e trepam nos muros e com a nossa atenção caem ao chão. Moral da história: muitos gatos pela atenção despencada.

Chico Luz

CHICO LUZ
Enviado por CHICO LUZ em 08/04/2022
Reeditado em 08/04/2022
Código do texto: T7490881
Classificação de conteúdo: seguro