Coisas que aprendi sobre o amor

Aprendi que pra amar alguém, mas amar de verdade, você deve conhecer muito bem a pessoa. Na verdade, você só ama alguém quando, essa pessoa se deixa conhecer e você está disposto a se aproximar dela. Porque o amor não surge do nada, o amor é construído a partir da beleza de corações que se aproximam e sem reservas vão se revelando, se encantando com a beleza um do outro. Quando nós nos fechamos, quando somos inseguros de nós mesmos, o risco é projetar uma "falsa imagem", que não corresponde aquilo que somos. O outro pode até amar essa imagem, mas ela não se sustenta, não é de verdade. E por não ser de verdade, teremos a sensação de não sermos verdadeiramente amados.

Por isso digo: o amor é feito para os corajosos. Porque ele surge da coragem de dar-se, mesmo que imperfeitos. Não existe amor no escondimento, nas mentiras, nas ilusões. O amor é concreto, é real, é sincero. Por isso alguns, inseguros de si, preferem viver na penumbra de uma vida sem amor, do que estarem a luz dos riscos dele.

O amor, é também resposta. Resposta a alguém que teve a coragem de nos encontrar e nos amar. Coragem de tirar, de sair da bolha e revelar-se a nós. O amor pressupõe a coragem de se mostrar, mas também é resposta, a um ato de coragem de quem arrisca tudo e se compromete com o outro, porque sabe que sozinho jamais será pleno.

Amar é sempre um risco, um risco porque você sempre estará de frente a liberdade do outro em não querer amar você. Por isso, amar também é sofrer. Se você não quer sofrer, não ame. Fecha-se em si mesmo e nunca se deixe conhecer. Mas se você quer amar, esteja preparado para lidar com os mistérios da liberdade do outro, com as inconstâncias da resposta do outro.

Amar, sempre será um risco. Mas quem não se arriscar, jamais poderá dizer que viveu intensamente.

Por isso, viva a vida intensamente com amor. Mesmo que não seja como se espera.

Ana Carolina Dutra
Enviado por Ana Carolina Dutra em 05/04/2022
Código do texto: T7488709
Classificação de conteúdo: seguro