O FUTURO DO PRESENTE

O FUTURO DO PRESENTE

Duvido muito que algum terapeuta tenha explicação convincente para o sonho que ocupou meu cérebro boa parte da noite de ontem... passamos eu (mais jovem) e um rapazinho que nunca vi antes -- mas talvez veja adiante -- carregando duas grossas barras de um pau branco como o mármore mas muito pesado, em Belém denominadas "pernamancas". Porque e para onde, não nos foi explicado ! Alguns se ofereciam para comprá-los... o jovem recusou várias ofertas. Não tenho dúvida de que o tal "pau" surgiu de leitura de crõnica sobre um orfanato no Peru, que eu acabara de fazer. Nas florestas de lá há uma certa "paxiúba", árvore sob a qual nada nasce, ela solta um veneno que impede os demais arbustos cresçam á sua volta. E ainda abriga formigas em seu tronco !

O sonho "pula" para outro jovem, este com uma "frigideira" na mão, que lhe serve de celular... certamente resquícios de outra leitura de ontem, domingo, na qual o MEC - "Ministério de Evangélicos Corruptos" -- no dizer do jornalista "Macaco SIMÃO" -- avalisou um contrato de compra de notebooks que daria 164 aparelhos para cada aluno de uma escola mineira, fora outras mais onde tal compra superava em muito o número de alunos. Como NÃO HÁ CORRUPÇÃO "nesse Governo-maravilha" a tal operação (do ano passado) só agora descoberta "foi um equívoco", um "ERRINHO", desatenção oficial. (*1) No sonho me surpreendo com a habilidade do jovem em manipular a "frigideira"... mesmo que o tal contrato fosse de boa fé, partiu do princípio que TODOS os alunos da escola do interior de Minas sabem/saberiam mexer com o notebook. Essa conclusão é verdadeira ?!

Faz uns 15 anos que algo semelhante se tentou em 3 ou 4 escolas de Belém, mas o projeto não foi adiante ! Os professores da época pouco entendiam da "ferramenta nova" e precisavam de um Curso para "dominá-la". Queriam receber mais para fazer o tal Curso e, claro, receber também para "adotar o livro digital" em suas aulas. Os problemas não findaram aí... não havia programas do currículo escolar instalados nos notebooks, impedindo por isso uma aula eficiente, de aprendizado pleno e, pior, os aparelhos viraram "brinquedo", distração para o alunado. Algumas EPs foram arrombadas pouco depois, sendo boa parte dos aparelhos furtada e jamais recuperada. Assim findou a aventura tecnológica !

A "coisa" não parou aí... a bateria de cada notebook durava de 2 a 3 horas somente e precisavam ser "enchidos" em casa todas as tardes, porém os aparelhos ficavam RETIDOS em cada escola. O clima em Belém é sempre muito quente e 20-25 aparelhos funcionando juntos ampliavam o desconforto térmico. Escolas com salas sem um reles ventilador teriam que refrigerar seus ambientes e, mais, instalar uma tomada elétrica em cada carteira, tudo isso despesas não programadas com as quais a EP não tinha condições de arcar.

Chegou-se à conclusão de que, nem sempre, "o que é bom para os Estados Unidos (ou o Japão) é bom para o Brasil! ! E voltou-se ao problema inicial... os alunos sabiam "mexer com a geringonça" ?! A maioria, não ! Naquela época, como agora, ter notebooks nas escolas foi um projeto federal e, como agora, a partir de contratos SUPER-FATURADOS e mal dimensionados, em que EPs de 200 alunos receberiam MIL PCs, sem ter sequer local para armazená-los.

"Bolsominions" -- que tanto criticaram Lula e sua comprovada (?!) roubalheira -- estão vendo (ou NEM QUEREM VER) agora que seu ídolo maior e os tais Ministros de cada um são exatamente IGUAIS e que nem sequer a Religião os tornam melhores. Nossas crianças, boa parte delas, já têm seu celular e sabem mexer com êle, portanto estariam aptas a ter um notebook na escola, contudo os Governos preferem ROUBAR delas esta chance de Futuro... em breve esses meninos e "menines" terão que VOTAR num miserável qualquer que, com Deus ou sem, só pensa EM ROUBAR a Nação !

"NATO" AZEVEDO (em 28/mar 2022, 5,30hs)

OBS: (*1) no jornal DIÁRIO DO PARÁ desta segunda-feira, em discurso que mais parece "propaganda eleitoral" fora do prazo legal, declara o magnífico presidente que... "no seu Governo não tem casos de corrupção... 3 ANOS e 3 meses em paz nessas questões. Se aparecer, nós colaboraremos para que os fatos sejam elucidados". O que há "por aí"... "é uma GOTA D´'ÁGUA" ! "Podemos ERRAR ! Quem nunca errou ?! Devemos e podemos ter uma segunda chance", etc ! Claro, desde que não seja alguém do PT ou não se chame Lula. Ao lado dele, Collor e o pastor Valdemar Costa Neto, que dispensam "apresentações" ! E o "PINÓQUIO" diz querer "pôr A CARA no fogo" ! É muito cinismo ! (trechos da pag. B9, de 28/março 2022)