58 ANOS DEPOIS... (REFLEXÕES SOBRE 1.964). 09h59min.

Recuando no tempo, - 31 de março de 1964 -, então com somente 22 anos, já casados, com uma família para manter, realmente não sabíamos os fatos reais que estavam acontecendo. As notícias vinham e ouvíamos pelo rádio, não tínhamos TV, pois os diminutos salários de bancário, não permitiam este “luxo”.

Com perplexidade íamos nos inteirando, sem realmente saber as causas reais do que estava acontecendo naqueles dias tumultuados que antecederam, o ato final: um Presidente estava sendo deposto, eleito legitimamente pelo voto popular, na chapa Lott e Jango, este era o Vice do mesmo, ele foi efeito e Lott nãos, vencendo o politico de uma carreira política “meteórica”, Jânio Quadros...

Jânio, por motivos não justificáveis, “renúncia”, em 25 de agosto de 1.961, oito meses após tomar posse. Depois de dias tumultuados, Jango Goulart toma posse, legitimamente, pois fora Vice eleito pelo voto...

Em 31 de março de 1.964, tudo consumando, Jango se “refugia” em Porto Alegre, cujo Governador era Leonel Brizola, que defendia a tese que Jango deveria resistir, e através da violência, - parte do exército o apoiava – mas prevaleceu o seu bom senso de um grande ESTADISTA: preferiu a isto não fazer, pois não queria uma guerra cível entre brasileiros, e acabou se exilando no Uruguai, onde findou seu triste calvário...

Bem mais tarde é que fomos compreender as reais causas dos graves acontecimentos; na época duas potências politicas e econômicas, com ideologias diferentes: Capitalismo (EUA) e Comunismo, (URSS) queriam impor aos países sua hegemonia, econômica e política, tudo consumado, com a ajuda do primeiro, o país, para o bem ou para o mal, iria durante 21 anos ter as diretrizes dos governos militares...

É evidente que havia os que apoiavam e os que eram contra, mas acabamos evidenciando, que aquelas pessoas que queriam tocar suas vidas dentro da lei e da ordem, em absoluto o governo militar iria atrapalhar suas vidas, a isto constatamos...

Finalmente, em 15 de abril de 1964*, toma posse o primeiro governante militar: Humberto Castelo Branco, que esteve no governo até 15 de março de 1.969, - neste governo, demos uma “guinada” em nossa vida, “abandonamos” a carreira de bancário, e ingressemos nas lidas do comércio. - Seu sucessor foi Artur da Costa e Silva, que governou de 15 de março de 1967 a 15 de março de 1.969, quando, inesperadamente teve um AVC e veio a falecer.

Durante dois meses uma junta militar governou o país, quando um novo nome foi ao Congresso, e foi homologado: Emílio Garrastazu Médici, que governou de 30 de outubro de 1974, até 15 de março de 1979. Continua. 10h50mi.

Curitiba, 28 de março de 2022 – Reflexões do Cotidiano – Saul

*Nomes e datas compilados da Wikipédia.

https://www.recantodasletras.com.br/autores/walmorziemrman

mensagensespiritas.site walmor.imerman@bol.com.br

Walmor Zimerman
Enviado por Walmor Zimerman em 28/03/2022
Código do texto: T7482703
Classificação de conteúdo: seguro