RETORNA O MISSIONÁRIO A SUA PÁTRIA DE ORIGEM... 07h24min.

Temos vários singelos textos sobre ele,* até seria mais cômodo recolocar um deles no Recanto, porém, escrever sobre este personagem os assuntos não se esgotam.

Nas asas da imaginação estamos em Paris em 31 de maço de 1869, o Codificador, acabara de se mudar para um local mais amplo, visto que era crescente o número de pessoas interessados nos assuntos quanto as questões da espiritualidade, e aos 64 anos, ainda tinha muito a fazer, na segunda faze de sua vida, de Educador Nato, a ser o decifrador dos enigmas d´alma...

Esta segunda faze de a vida, começou para valer no ano de 1855, incentivado pelo amigo de longa data senhor Furtier, que num outro encontro “casual”, eufórico o amigo relata: Rivail: agora as mesas além de girarem, respondem perguntas...

É evidente que isto chamou sua atenção, e, pelo incentivo do amigo, combinarem de irem juntos a uma próxima reunião. Na residência, onde a reunião seria realizada, foi muito bem recebido, pois era um emérito professor, autor de vários livros, a maioria adotados nos colégios franceses...

Tudo observava, até um pouco cético a princípio, pois a “metodologia” era bem precária,

Uma “pancada” sim, duas não. Apesar de tudo deduzi-o, que havia evidências de participações do “outro plano”, que sutilmente se interage com a matéria mais densa.

Pesquisador nato, foi aprimorando as pesquisas, visto que havia a possibilidade, de várias “participações”, do lado do lado de “lá” com lado de “cá”; a escrita, “mecânica”, em que a mão do sensitivo era impulsionada, sem ele soubesse o que estava escrevendo, e, a intuitiva, em que as palavras iam “surgindo”, na mente do sensitivo, e ele transcrevia rapidamente como num passe de mágica...

Nestas suas pesquisas, surgiram os sensitivos, que tinham a facilidade, “incorporarem” a entidade, isto e´, fazerem uma “ligação” de mente a mente, que através das palavras externavam seus conhecimentos...

Quase dois anos depois, em 18 de abril de 1857, surgiu o seu primeiro livro com um nome bem “estranho”: O Livro dos Espíritos, sobre as questões d´alma, com 1018 perguntas, feitas por ele, cuja respostas dadas por Entidades de Auto Nível; o Missionário incansável na Seara do Bem, ia tonando profícuo os últimos anos de sua curta existência, uma coletânea de livros foram surgindo dentre eles O Evangelho Segundo o Espiritismo, em 1858, num lance de muita desafio e coragem lança a Revista Espírita, imagine você selecionar matéria, todos os meses, para prender a atenção do leitor, pois foi um sucesso a nível nacional e internacional, todos os meses, no primeiro dia do mês, eram impressas, sem atraso, tanto é que a notícia de seu desenlace, somente se deu na edição do mês de abril, pois no dia 31 de março quando ocorreu sua morte, a edição do mês já tinha sido impressa...

O seu inesperado desenlace, foi uma grande lacuna, para os aficionados da Doutrina Espírita, mas aos poucos outras figuras, foram surgindo, para que a “bandeira” não “caísse”, pois era preciso manter firma a “chama” dos valores do Espirito, em que o “ser” se sobrepõe ao “ter” ... 08h11min.

Curitiba, 26 de março de 2022 – Reflexões do Cotidiano – Saul

*Hippolyte Léon Denizard Rivail (Allan Kardec). Nasceu em Lion, França em 3 de outubro de 1804, faleceu em Paris, em 31 de março de 1869.

https://www.recantodasletras.com.br/autores/walmorzimerman

mensagensespiritas.site walmor.zimerman@bol.com.br

Walmor Zimerman
Enviado por Walmor Zimerman em 26/03/2022
Reeditado em 26/03/2022
Código do texto: T7481118
Classificação de conteúdo: seguro