Golpe de Estado Interrompe Avanços Sociais na Bolívia

A verdadeira causa da saída do governo Morales na Bolívia é essa: a distribuição de renda aos mais humildes através de políticas públicas que incomodou a oligarquia local, os seus espúrios lucros. Inconformada com os avanços sociais aos mais pobres, aos povos indígenas que sempre foram limados do processo político, a elite que sempre governou orquestrou um golpe de Estado ao violentar fisicamente membros do governo, impor medo com as forças armadas e a ameaçar famílias. O sistema democrático é sempre manipulado no continente quando ele realmente atende ao povo - as elites sul americanas são capazes de tudo para não perder seus privilégios por cima da miséria alheia.

Diante do que aconteceu com o presidente boliviano, uma gestão solida e de muitos avanços sociais, fica difícil pensar que um governo conciliatório de classes e aceitando as constituições não será sabotado pela direita raivosa e armada em todo o continente. Precisamos de mais radicalidade aos moldes de Lênin ao invés do modus operandi da “esquerda light”, que, apesar dos avanços significativos, falta destreza para não cair nos golpismos em toda a América do Sul.

11.11.2019

Dennis de Oliveira Santos
Enviado por Dennis de Oliveira Santos em 21/03/2022
Código do texto: T7477940
Classificação de conteúdo: seguro