HOMENAGEM A JOSÉ (Postada no jornal Tribuna do Pampa)

Independente das crenças de cada um, eventos como esse alegram a maioria de quem vê o cortejo passar, ou no mínimo causam curiosidade. Dia 19 de março de 2022, o padroeiro da cidade de Hulha negra/RS será homenageado.

Cresci em meio a essa festa, não participei presencialmente, no entanto, muitos desses dias, acordei com o sino da igreja anunciando o início de tudo, com os fogos de artifício, o barulho dos carros e motos, e com os gritos dos mais fanáticos (Tem um em especial que não citarei o nome, quem vive lá sabe quem é. Muito gente boa)

Aproveito para falar nesse homem que talvez não tenha o reconhecimento que deveria ter. Minha humilde opinião. Foi sem dúvidas, o melhor tutor que a história conheceu. O homem que diante de tamanha dificuldade psicológica, jogou seus preconceitos para longe de seu lar e resolveu colocar-se a disposição do futuro. Falo apenas na condição homem. Podemos esquecer a religiosidade por um breve momento e pensar nesse ser que conseguiu fazer em uma época distante e de culturas completamente diferentes o que muitos tutores de hoje em dia não tem coragem, assumir sua responsabilidade independente do tipo de sangue que corre nas veias do tutelado.

José não colou em seu filho durante o crescimento, nem tampouco gritava aos quatro ventos que não era sua responsabilidade. Soube dosar o que mais precisava ser usado: O cuidado e o amor. Independente da distância.

Teve maturidade para encarar os duvidosos e maldosos que tentaram questionar suas ações e principalmente, deram de ombros em relação a sua esposa. Um simples carpinteiro que de uma hora para outra, viu seu mundo virar um show e consequentemente, os olhos curiosos direcionaram-se na direção de sua família, além de tudo precisava ser corajoso e digno. Imagina se os paparazzis e a internet já existissem, seria o primeiro reality show da história.

Ele seria o pai do maior influencer da história ou um tutor se aproveitando do sucesso que o filho teria?

Seria amado ou cancelado?

Cada página de nossa vida é virada no momento certo e essa parte não poderia ser contada nos dias de hoje. Quem acreditaria?

Volto a dizer, não falo em relação à religião e fé, gosto e acredito que esse homem trabalhador, foi com sua humildade, um ótimo professor, e nesse caso, o valorizo muito.

“Como é doce, calmo, sereno e suave o pensamento de São José, meu primeiro e predileto protetor.” PAPA JOÃO XXIII.

Seu filho foi e é um exemplo de fé para alguns e de inteligência e humanidade para outros, cada um que escolha o caminho a seguir ou no que acreditar. Esse filho teve bons exemplos, e mesmo com seguidores e haters em seus calcanhares, seguiu adiante, olhando para frente e deixando um rastro de sabedoria que outros fizeram questão de escrever e deixar registrado.

Uma frase muito atual de Jesus, tutelado de José foi: “Não se atiram pedras em árvores que não dão frutos.” Simples, apenas quem tem algo a oferecer, será visado, quem passa despercebido, diminui o risco de ser atacado. Eles nunca se esconderam e disseram o que precisava ser dito. O santo ou o homem, São José, Aganju, Aganju Xangô ou simplesmente José, estará na história como o melhor tutor de todos os tempos.

Que lembrança, a festa de são José te traz? Comenta lá no site https://www.tribunadopampa.com.br/colunas/tribuna-livre/

Obrigado por ler até aqui e até a próxima.

Cristian.canto83@outlook.com