UM NOVO ILUMINISMO?

O PENSAMENTO DE MARKUS GABRIEL

“Um novo iluminismo”

A pandemia de covid-19 e a crise global são manifestações do “verdadeiro” problema que afeta o mundo hoje: a crise climática e a possibilidade de extinção da própria humanidade nos próximos 200 anos. Para além desta constatação, o filósofo alemão Markus Gabriel busca compreender quais são as causas que levaram a humanidade à situação atual. A crise mundial, nas suas diferentes manifestações, afirma, tem origem na falsa metafísica que emergiu desde o século XVIII, segundo a qual “tudo que existe é objeto da investigação científica, o que na filosofia se discute como naturalismo”. Este modo de compreender o saber e tudo que existe no universo, explica, “é a raiz da autodestruição do ser humano” e o “progresso meramente científico-tecnológico causou a origem da crise climática”. Se a humanidade continuar agindo e tomando decisões com base nesta visão, menciona, “existiremos mais duzentos anos e a humanidade acabará. Essa é a verdadeira urgência. Não é uma questão política; é uma questão ética”. Nesse sentido, exemplifica, há um “mito” de que os avanços tecnológicos irão “emancipar” os seres humanos. “Isso é uma mentira ou pura propaganda de grandes empresas como Facebook, Google, Zoom etc. Este também é um lado da crise, ou seja, pretender emancipar a todos, como se pudéssemos emancipar a todos desta maneira”.

Segundo ele, toda a história do pensamento humano, em diferentes culturas, com exceção dos últimos 200 anos, é contra uma compreensão reducionista do ser humano. “O naturalismo é a metafísica mais idiota, o pensamento mais estúpido de toda a história da humanidade e esta ideologia está nos controlando. Claro que ela vai destruir a humanidade. Isso é bem claro do ponto de vista da filosofia”, assegura.

A outra raiz da crise que vivemos hoje advém do niilismo moral, “uma ideologia ligada também ao progresso tecnológico-científico que nos diz que no universo não existem valores. O universo é entendido como nada mais do que um sistema espaço-temporal governado por leis da natureza. Esta metafísica é falsa do ponto de vista da filosofia; é uma falsa ideia da nossa situação”, argumenta. Filosoficamente, Markus Gabriel se compromete com a existência de fatos morais universais e vê nesta fundamentação as bases filosóficas para a normatização e a solução das crises atuais, a partir de um novo iluminismo. “Se mudarmos as nossas sociedades e os sistemas sociais mais locais, como universidades, estados, empresas, se mudarmos as nossas atividades neste nível, com a visão de que precisamos descobrir deveres, seremos capazes de resolver os problemas. Isso muda a lógica do nosso comportamento. Neste momento, ainda, o construtivismo nos diz que o que fazemos é construir valores ou decisões. Mas isso, pela sua essência, resulta na ideia de uma guerra de interpretações”, justifica.

Jose Alfredo - jornalista

Pesquisa: INTERNET – “Instituto Humanitas Unisinos”.

Jose Alfredo
Enviado por Jose Alfredo em 19/03/2022
Código do texto: T7476188
Classificação de conteúdo: seguro