Conversa com ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS

Kid Motoca (um motoqueiro famoso) resolve testar o nível intelectual de alguns estudantes universitários.

Kid pede um suco de Açaí no balcão da lanchonete do Campus, observando que ao seu lado estão cinco estudantes universitários.

Ele comenta, como se fosse para si mesmo, mas em voz que claramente vai ser ouvida por aqueles jovens que se propõem a cuidar do futuro do Brasil em suas carreiras respectivas. Por isso, ele dirige o olhar para alguém distante e diz exatamente o seguinte:

— Poxa, cara! Aquele ali parecia ser gente boa, mas descobri que ele não passa de um CARTUnista.

Pela visão periférica de um dos olhos, Kid percebe que chamou a atenção de um dos jovens universitários que aparenta ser o líder no grupo.

Kid continua:

— E o pior é que eu já descobri também que ele é um FILATELista.

O jovem ao lado dele, pigarreia, interrompendo um pouco a conversa com os colegas.

Tudo é silêncio, por alguns instantes.

Kid percebe que a estratégia está indo bem e continua:

— Mas, também! O que poderia se esperar de um sujeito que tem uma família inteira VAREJista...?

A partir desse momento, Kid já conquistou a atenção de todo o quinteto de estudantes. Então, vai caprichando nas falas calculadas:

— E eu, que dirijo para a Uber, já ouvi de um de meus passageiros que ele também é um PRACista.

Nos instantes seguintes Kid Motoca percebe que todos pararam a conversa e que estão olhando diretamente para o suposto acusado, um sujeito posicionado lá do outro lado de uma quadra esportiva que ficava próxima da lanchonete. Esse (que era o alvo das “acusações”) nada mais era do que um professor universitário conhecido dele mesmo e que tinha sido transferido para aquela instituição federal, que estava combinado com ele. E era também alguém com quem havia apostado que saberia antecipadamente quais as reações dos inteligentíssimos estudantes universitários casualmente encontrados, apenas sendo certo qual o curso que faziam (o de Sociologia). Portanto, o truque poderia dar errado. Mas não deu.

Kid Motoca cravou o murmúrio de misericórdia, ainda como se falasse consigo mesmo:

— Mas também, ô meu! Até INDIANISTA o cara é!

Kid terminou de degustar o suco que já havia pago, retirando-se para a porta da lanchonete.

De lá, escutou o estudante que parecia líder comentar com os outros:

¬¬ Quer dizer então que aquele professor que vai substituir o nosso antigo mestre no curso de Sociologia é fascista?

Um outro retrucou:

— Mas, será mesmo?

O líder respondeu:

¬¬ Mas, só pode ser! É óbvio que, se o sujeito é tudo aquilo que o cara falou, você acha que ele iria ser o quê? A favor da democracia?

— Tem razão. Vamos ficar de olho nele.

::::::::::::::

Da série: O analista de “MAS É?”