TEMPO DE INFLUÊNCIAS

SÉCULO XXI – Tempo de influências

A humanidade vem passando por momentos cíclicos de seu desenvolvimento e conquistas científicas, tecnológicas, religiosas, políticas e sociais.

1. Desde a Antiguidade com a filosofia de Platão, Aristóteles, Sócrates, Heráclito, Pitágoras, Sénica, Cícero e tantos outros... Depois durante a Idade Medieval com Tomás de Aquino, Agostinho de Hipona, Boaventura, Anselmo de Cantuária, Roger Bacon, João de Salisbury entre outros... Pela Idade Moderna, Galileu, Isaac Newton, René Descartes, David Hume, John Locke, Thomas Hobbes, e outros... A marcha para o conhecimento vem trazendo no seu bojo, influências dos movimentos “Revolução Industrial, Iluminismo, Cristianismo, Revolução Francesa, atualmente o feminismo, movimento negro, estudantil, operário, homossexual”... Destaque ainda para os surgimentos de novas filosofias como A Teologia natural, o racionalismo, humanismo, renascentismo, ateísmo... E todo esse arcabouço do pensar a vida neste Século XXI, tem caracterizado um tempo de profundas mudanças culturais na sociedade moderna.

2. A sociedade hoje, sorrateiramente, colhe dos frutos que foram cultivados pelos filósofos e pensadores da Antiguidade, Idade Média e Contemporânea. O modus vivendi dos cidadãos de hoje, o estilo de viver, os comportamentos, suas crenças, suas concepções do eu é a verdade, as bases da personalidade e moralidade das pessoas, frente ao que pede o Estado, a Nação, a cidadania, a família, a escola, a cultura, de maneira geral, está confusa e fora do eixo!

3. Se quisermos uma analogia mais recente do que estou falando, reportemos aos duzentos anos da nossa Independência. A história do Brasil deixou um legado bem próximo destas análises, quais sejam, somos hereditários de um período escravista, com a exploração de nossas riquezas por holandeses, espanhóis e portugueses. Período que deixou um grande vazio cultural ao nosso povo, formado por brancos índios, negros, pardos, mulatos, caboclos, num processo contínuo de miscigenação.

4. A sociedade atual é o resultado das antigas e mais recentes formas filosóficas, que vem modelando os pensamentos, opiniões, crenças, comportamentos, estilos de vida, linguagem, personalidades, políticas, economias, religiosidade, etc... num legado histórico de nossos antepassados.

5. A atualidade recebe grandes influências do avanço tecnológico nas comunicações com equipamentos de ponta que conectam o mundo (celulares e computadores, uma rede de satélites). Um novo momento econômico e financeiro abrasa as novas relações geopolíticas entre as nações. Nova frente se faz sentir: “A NOVA ORDEM MUNDIAL – NOM”, que nos estertores da pandemia, muda os padrões sociais e gera novas relações entre Estado e povo, entre as nações, conectando o mundo numa imensa aldeia global.

6. Estamos, portanto na “ERA DA ECONOMIA POLÍTICA” com a presença dos Estados e dos poderes cujas economias sobrepujam seus donatários sobre os menos favorecidos com resquícios ditatoriais, que ensejam guerras regionais, hostilidades entre governos, e povos que se odeiam por questões muitas vezes de nacionalidades, línguas, comportamentos, culturas, haja vista, as hostilidades seculares entre o Oriente e o Ocidente (Cristãos e Mulçumanos... Democracias e regimes comunistas).

7. As ações terroristas marcam seus territórios à revelia de suas ideologias macabras contra os regimes democráticos e progressistas. As relações geopolíticas mostram nações como polícia do mundo... Outras com poderes ascendentes na Europa... E ainda uma África com Estados extremamente carentes que lutam contra epidemias e falta de recursos... Hostilidades no Oriente Médio...

8. Tempos de novas mentalidades, comportamentos, tendências, culturas, que herdaram desde a Antiguidade e que são hoje modeladas pelos movimentos atuais do modernismo, ceticismo, comunismo, ideologias, religiões, consumismos, modismos, etc...

Jose Alfredo- jornalista

Jose Alfredo
Enviado por Jose Alfredo em 18/03/2022
Código do texto: T7475387
Classificação de conteúdo: seguro