CONSEQUÊNCIAS DO ENVELHECIMENTO

 

 

Soube hoje, pela mídia, que o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso passou por cirurgia para receber uma prótese no fêmur, após sofrer acidente doméstico, uma queda.

 

Esses acidentes são muito comuns e as pessoas idosas as principais vítimas, por terem ossos mais fracos, equilíbrio prejudicado e, por serem, naturalmente, mais frágeis. O ex-presidente já está com noventa anos.

 

Eu mesma, que não sou tão idosa mas já cruzei o Cabo da Boa Esperança, sofri dois acidentes domésticos que me causaram dor, cirurgia e longo período de fisioterapia. Ambos foram no prédio onde moro. Uma vez, subindo a pé pela rampa da garagem, em dia de chuva, para levar o lixo até a lixeira da rua, me desequilibrei e bati o pé, com força na parede. Isto me custou uma fratura no dedo minguinho que me deixou sem poder calçar sapato e muita dor. Uma fratura pequena como essa, não pode ser engessada. O médico amarrou o dedinho no seu vizinho mais próximo e assim fiquei por quinze dias.

 

De outra feita, vinha eu pela garagem cujo piso de cimento recebera acabamento com resina para não quebrar e desmanchar e caí, girando fortemente o braço direito para a esquerda, no afã de me apoiar em algo. Ação meramente instintiva, pois não havia nada onde pudesse me apoiar. O mesmo complicador, desta vez, foi o piso molhado, escorregadio. Rompeu-se um tendão do ombro direito, o Manguito Rotador. A dor foi intensa e permaneceu até que fiz uma cirurgia para ancorá-lo com dois pinos. Pior foi o pós operatório. Quarenta dias com o braço na tipoia, sem poder fazer nada, com dificuldade para dormir, tomar banho, vestir-me, etc. As sessões de fisioterapia duraram três meses e, ainda assim, fiquei com sequelas.

 

Hoje, tomo muito mais cuidado, porém, há riscos que nem pressentimos. Mandei colocar barras nos banheiros, calço sapatos ou chinelos com solas antiderrapantes, não deixo objetos pelo meio da casa e removi tapetes que saiam do lugar ou dobravam. E rezo, pedindo a Deus que me proteja dessas eventualidades. Além disso, não há muito que eu possa fazer, porque o envelhecimento vem para todos, só não vem para os que embarcam antes...como dizia meu cunhado Cândido. Ele próprio já tomou o trem para a eternidade...

 

 

 

 

 

Aloysia
Enviado por Aloysia em 15/03/2022
Reeditado em 15/03/2022
Código do texto: T7473399
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.