CORRENTES FILOSÓFICAS

EMPIRISMO E RACIONALISMO

Duas correntes, que há séculos atravessaram os limites do tempo e balizam até hoje o modelo do pensar humano. Os processos do aprendizado pelas “experiências” fazem da sensibilidade humana desde que nasce a aquisição dos seus conhecimentos. (O EMPIRISMO). E o RACIONALISMO, cuja filosofia prega a aquisição do conhecimento através da razão. O Racionalismo é uma corrente filosófica que traz como argumento a noção de que a razão é a única forma que o ser humano tem de alcançar o verdadeiro conhecimento por completo. O filósofo, físico e matemático René Descartes foi um dos principais difusores dos pensamentos ligados a essa teoria.

O empirismo é uma corrente filosófica, referente à teoria do conhecimento, que tem suas origens na filosofia aristotélica. O termo empirismo advém da palavra grega empeiria, que significa experiência. John Locke - Filósofo inglês é conhecido como o “pai do empirismo”.

Nessas duas versões filosóficas, estão as balizas do moderno pensamento. Foi na modernidade, mais precisamente a partir do início do século XVII, que surgiram essas duas correntes de pensamentos filosóficos.

John Locke é considerado o pai do empirismo, que surgiu no século XVII, tendo como um de seus objetivos se contrapor ao racionalismo de René Descartes. Nesse debate, Locke tentou demonstrar uma forma de obter conhecimento, que era mais confiável e verdadeiro sobre a realidade.

O empirismo é uma teoria do conhecimento que defende que todo saber humano advém das experiências sensoriais. Logo, um indivíduo quando nasce é uma tábula rasa, e tudo o que ele sabe será aprendido ao longo de sua vida. Essa doutrina vai contra o racionalismo cartesiano que afirma que existem ideias inatas no ser humano e, ainda, que não deveríamos confiar nos sentidos para obter um conhecimento verdadeiro. Ao contrário, para os empiristas as experiências sensoriais são o que nos permitem conhecer qualquer coisa. O empirismo valoriza e é praticamente sinônimo da experiência, já que é a partir dela, que todo conhecimento humano é produzido. Portanto, os saberes são frutos de impressões, abstrações, percepções e sentimentos.

O iluminismo emergiu no século XVIII como um movimento filosófico e político, relacionado também a grandes eventos como a Revolução Francesa. Valorizando a razão, os adeptos a essa corrente visavam transformar a sociedade da época, negando as tradições e os regimes monárquicos.

Assim, as filosofias importantes como o “racionalismo e o empirismo” deram força ao surgimento do movimento, que nasceu na França no Século XVIII: “O ILUMINISMO”. Afinal, ambas as correntes de pensamento defendiam a valorização do conhecimento humano e da ciência, sobretudo acima dos saberes religiosos.

Jose Alfredo

Jose Alfredo
Enviado por Jose Alfredo em 15/03/2022
Código do texto: T7473392
Classificação de conteúdo: seguro