Baleias

Gosto de baleias. Criaturas simpáticas, gentis gigantes dos mares, interessados apenas em viver tranquilamente em harmonia com todos os outros viventes.

Infelizmente, pouco tenho a contar em matéria de experiência pessoal envolvendo baleias. Já vi peixes, incluindo muitos exóticos, em aquários. Mas baleia mesmo, não. Lamentável. O mais perto que cheguei de uma foi lendo Moby Dick.

De vez em quando uma baleia encalha aqui na praia, mas nunca calha de eu estar no lugar certo e na hora certa pra ver. O que talvez seja bom, já que deve ser triste testemunhar a morte de um animal tão belo. Em 1970, uma baleia cachalote encalhou na praia da cidade de Florence, nos EUA. O pessoal de lá achou que seria uma boa ideia dinamitar a carcaça, para que os urubus pudessem depois dar conta dos pedaços. Exageraram na dose: 450 kg de dinamite. A explosão foi tão forte que pedações de carne fedorenta esmagaram carros em um estacionamento nas redondezas. A maior parte da carcaça permaneceu na praia. Os urubus, assustados com o barulho da explosão, se mantiveram longe. Sobrou pro pessoal da prefeitura limpar.

Quero todas as baleias vivas e saudáveis, espalhando seu canto etéreo pelas águas gélidas dos aceanos.

Uma baleia-azul pode comer 4 toneladas de krill por dia. Se um animal enorme assim, que não trabalha nem fia, é alimentado por Deus, Ele não alimentará também vocês, que comem bem menos, ó homens de pouca fé?

Renan S F Almeida
Enviado por Renan S F Almeida em 12/03/2022
Código do texto: T7471289
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.