REPORTAGENS SAGRADAS

SAGRADAS ESCRITURAS COMO REPORTAGENS

Os Livros sagrados, que formam a Bíblia são grandes reportagens contextualizadas das histórias reveladas por Deus, cujos canais são os Profetas no Antigo Testamento, e o próprio Deus na pessoa de Jesus Cristo nos seus evangelhos em conjunto com as publicações dos livros paulinos, e outros finalizando com o Apocalipse de João!

O autor dessas reportagens, que cobriram uma história de dois mil anos é o próprio Deus, que fala através dos repórteres e jornalistas (Profetas, Reis, Mulheres notáveis, Apóstolos e escribas) nos seus relatos teológicos, políticos, culturais, folclóricos, bélicos e sociais nos diversos contextos de épocas em que ocorreram.

Essa reportagem conta além dos fatos históricos, os processos e modelos da formação cultural do povo Hebreu e depois Israelitas quando através das doze tribos deram origem a Israel, um povo que tinha uma relação íntima com Javé. Era por natureza um povo religioso, que trás desde Abraão, e sua odisseia na ocupação da Terra Prometida (Terra de Canaã)), a formação da nação, Moisés e os Dez Mandamentos, os Reis de Israel, os Profetas, os Reinos, hostilidades e ataques dos povos vizinhos, e paulatinamente a consolidação da pátria dos Israelistas como os judeus de hoje.

Essa imensa reportagem é composta por 73 livros bíblicos (46 do Antigo Testamento e 27 do Novo), sendo 7 livros a mais no Antigo Testamento do que das demais religiões cristãs e pelo judaísmo. O cerne da reportagem está nos cinco primeiros livros conhecidos como “PENTATEUCO” (Gênesis, Êxodo números, Levíticos e Deuteronômio).

"Livros da Lei”: Também chamados de Pentateuco, isto é, os "cinco livros" de Moisés, que abrem a Bíblia, e falam da Criação de Deus e da formação de seu Povo Eleito: Israel."

Depois a reportagem diz sobre "Livros Históricos”: São os livros, que descrevem as guerras de Israel, bem como a história de seus reinos.

“Livros Didáticos”: Ou sapienciais, apresentam a sabedoria e poesia dos hebreus.

“Livros Proféticos”: Foram escritos por profetas que pregavam o arrependimento e preparavam o povo eleito para a chegada do Messias Salvador.

Enquanto que, para o Novo Testamento, temos: “Livros do Evangelho” (A boa notícia): Narram a vida, os ensinamentos, os milagres e a obras do Messias Jesus Cristo.

“Livro Histórico”: Apresenta a instituição e expansão da Igreja Cristã, primeiro na Palestina e, a seguir, no mundo até então conhecido.

“Epístolas”: São as doutrinas e exortações escritas por alguns Apóstolos de Cristo e encaminhadas a comunidades ou fiéis cristãos.

Livro Profético: Traz a vitória de Cristo e sua Igreja sobre as forças do mal e o juízo final. "

Então, podemos perceber a PEDAGOGIA DIVINA, através da grandiosa reportagem cujo autor foi DEUS, como seu redator chefe, e seus repórteres/jornalistas que transmitiram e divulgaram os fatos sob as óticas da narrativa, testemunhos, teologia, e a própria revelação do Criador que culminou com o seu momento máximo – O nascimento de seu Filho Unigênito e central da reportagem.

Jose Alfredo – jornalista católico

Jose Alfredo
Enviado por Jose Alfredo em 12/03/2022
Código do texto: T7471001
Classificação de conteúdo: seguro