Os sentidos que a vida lhe deu.

Você pode aprender muitas coisas no decorrer da vida. Pode aprender profissões, esportes, culturas, aptidões, mas a única forma de aprender a viver, será passando por experiências próprias.

Então você poderá viver mil anos, e morrer sem nada saber, ou poderá aprender em apenas um dia, todas as melhores lições da sua vida. Os acontecimentos passam por nossos sentidos, constantemente e incessantemente. É uma chuva de fatos e sucessões intermináveis, que se tivéssemos capacidade de absorver como experiência, com certeza completaríamos em segundos, toda a capacidade de nossa memória humana.

Mas, cada um, vai assimilar desses fatos, aquilo que estiver desperto para perceber e entender. A vida desenha nas entrelinhas e se explica nos pequenos detalhes, por vezes imperceptíveis e singulares.

Você pode receber uma rosa, depositá-la ao lado e quando for questionado, não saberá responder exatamente qual a sua cor.

Mas poderá admira-la profundamente, observar o desenho de suas pétalas e as curvas de suas bordas...

Poderá colocá-la entre os lábios e sentir toda a maciez e textura de suas pétalas. Poderá inalar o seu perfume, e sentir toda a beleza que a natureza criou. Poderá perceber ao ver seu caule partido, de que a vida vale mais do que apenas ser feliz, mas pode servir para levar a felicidade a outrem, e assim atingir a realização do íntimo no seu mais profundo modo de subserviência.

Poderá entender que o amor é mais do que um desejo, é uma entrega. Que uma espera é mais do que uma angústia, é uma sublimação e que acreditar pode ser mais do que um consentimento, mas uma participação infinita, na vida de alguém...

Não deixe a vida passar ao largo, sem absorver toda a experiência que ela puder lhe trazer. Não deixe que os detalhes se percam, porque a verdadeira sabedoria está escrita nas letras minúsculas que margeiam as páginas do nosso viver. Não deixe de usar, sempre, todos os sentidos que a vida lhe deu.