Ingenuidade e Presunção

QUANDO a maioria das pessoas prioriza um assunto, evito meter a minha colher, até porque seria uma repetição, principalmente quando o tema é relevante e carece pesquisa e conhecimento dos fatos. Aoenas comento em passant (de raspão ). Recuso-me a repetir o óbvio ululante. Por outro lado, detesto alastramento.

Ceci um sujeito, boa pessoa, mas um ingênuo tipo pretensioso. Ele escrevia no jornal sa nossa cidade. Quando os americanos saieam correndo do Vietnã (perderam a guerra) esse cara que além de pretensioso era reacionário e americanófilo, escreveu um texto para o jornalzinho da terra reclamando do governo americano. Num trecho do escrito ele mandou ver: "...Se o presidente americano, o estado-maior e o secretário de estado tivessem seguido à risca as sugestões deste articulista, não teriam perdido a guerra do Vietnã...". Tem mais: ele receitou o texto e saiu pel duas lendo-o para as pessoas. Ele achava mesmo que era lido pelos americanos.

Era uma figura. Nunca foi levado a sério. O pior é que os gozadores lhe davam corda e ele engolia. Um desses gozadores lhe disse que tinha ouvido na Voz da América a transcrição di seu texto. Ele impou de prazer é orgulho. Continuou aconselhando os americanos. Nunca me perguntou nada. Acho que sabia que eu não contribuiria para seu delírio. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 11/03/2022
Código do texto: T7470147
Classificação de conteúdo: seguro