UM MUNDO DE CONFUSÃO E DESNORTEIO

Quinta-feira, 10 de Março de 2022.

Têm-se a impressão que as discussões que no início do imbróglio envolvendo a Rússia, a Ucrânia e até os Estados Unidos já tenham caído naquilo que denominamos mesmices. Isto porque já não está tão acentuada a classificação de quem está ou não certo nessas questões. E com as muitas complexidades que envolvem as notícias sobre tudo isso, já mexeram com a cabeça de muita gente, de forma a desnortear a maioria delas.

Nessas circunstâncias não envolvem apenas o lado bélico. Incluem muitas outras e até mais importantes. Uma delas é o fator econômico entre todos. Afinal a Rússia é uma nação muito portentosa e conseguiu envolver-se em situações complexas como o do abastecimento do gás que produz, alimentando vários outros países nas suas adjacências, promovendo neles uma certa dependência até vital.

Aquela região neste período do ano atinge temperaturas muito baixas. Então o aquecimento de todos os lares é feito com o gás, em sua maior parte. E isso chama atenção pela dependência de todos ao fornecimento de gás pela Rússia. Caso haja muita ação contra esse país, pode haver corte nesse fornecimento, o que causaria uma situação gravíssima. Com o risco de muitas mortes por congelamento, caso o aquecimento fosse diminuído ou até suspenso por eles.

E as facilidades tecnológicas às quais dispomos, dão conta de uma gama muito forte e grande de notícias que andam fugindo da essência da verdade, buscando encobrir muitas outras situações, a ponto de transformar o herói de hoje em bandido amanhã.

A situação é tão complexa, a começar pelos Estados Unidos, onde seu presidente, Biden, anda caindo em prestígio em seu próprio país, com isso beneficia a força de Putin, que não é e nem está tão isolado como muitos divulgam. E com tanto disse me disse, fica difícil aos leigos saberem a exatidão de tudo aquilo que corre nessas circunstâncias.

Também as negociações que envolvem tal conflito parece andar em banho maria. Não está havendo urgência em definir-se esses problemas, com isso as expectativas de todos aumentam, causando e trazendo muita insegurança ao mundo.

Nisso, já começam pipocar situações de desequilíbrios em algumas partes do mundo. O aumento do preço do petróleo, com respingo no da gasolina, já andam refletindo aqui e ali, dando a impressão que os reflexos dessa situação já começam a surtir efeito em outras partes do planeta.

Uma guerra é a demonstração da estupidez e da ignorância daqueles que as causam e as estimulam. É uma situação que o próprio vencedor não pode se vangloriar de pleno ou total sucesso, porque seus reflexos negativos também os envolvem. Ou seja: todos perdem nelas. Daí que seria necessário prevalecer a consciência para não enveredar por esses caminhos. Numa divisão todos perdem. E uma guerra é um fator de divisão até absurdo.

Aloisio Rocha de Almeida
Enviado por Aloisio Rocha de Almeida em 10/03/2022
Código do texto: T7469380
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.