O MAIS PACIENTE!
Na tarde do dia 9 (nove) de março de 2022, alunos de uma turma no Ensino Fundamental Maior, em São João dos Patos/MA, disseram a um professor que ele "é o mais paciente, o mais calmo, o melhor professor". Em 2021, outros alunos disseram a mesma coisa. Outra turma o recebeu com aplausos na tarde supracitada. Alguns alunos disseram que estavam com saudade dele. Uma aluna lhe mostrou uma caneta dourada que esse professor lhe deu em 2021. Esse professor presenteia alunos com amor, canetas douradas e prateadas, com livros de "O Pequeno Príncipe".
Esse professor, em anos anteriores, também ficava irritado. Ele não sabia administrar suas emoções. No entanto, ele nunca mais perderá a calma e a serenidade. Nunca mais dará a alguém a satisfação ou o prazer de perturbá-lo ou irritá-lo. É possível? Lao-Tsé conseguiu ser sempre calmo e sereno. O Buda conseguiu. Sócrates conseguiu por meio da ironia. Epicteto conseguiu. Marco Aurélio, o imperador-filósofo, conseguiu. Sêneca conseguiu.
Esses sábios me ensinam a ser sempre calmo e sereno. Sêneca tem um livro específico sobre irritação. Ele tem livros específicos sobre serenidade e tranquilidade. Os demais sábios mencionados são Mestres na arte da serenidade, da paz, da tranquilidade, da felicidade. Thich Nhat Hanh também é Mestre nessa difícil e prazerosa arte.
A vida é bela, preciosa e rara!
Pastos Bons/MA, noite do dia 9 (nove) de março de 2022.
Domingos Ivan Barbosa