“FALECIMENTO DE MARIO PINTADO, O REI DOS CINEMAS” ... 16h23min.
Recebo a notícia através de uma das filhas, - Nicellene – via WhatsApp, sobre o falecimento de nosso dileto tio, irmão de nossa saudosa mãe, alias era único da família que estava neste plano, composta de cinco irmãos e três irmãs, dentre ela nossa saudosa mãe que se foi aos 25 anos, isto no longínquo ano de 1942. O mesmo completaria em 12 de abril 93 anos.
É evidente que várias lembrançass veem a nossa mente. Uma delas foi quando fez 65 anos, isto 12 de abril de 1984, estávamos em plena URV, que antecedia o Plano Real, uma de nossas tias, de saudosa memória, pediu que a levássemos em sua residência, na cidade de Lages que cuja a distância é 350 km. Chegamos, conduzindo o Opala 74, foram dias descontraídos, de muita conversa, que anos depois resultou em singela crônica: A História de Cadilac, que está na pagina de 06 de 21 de julho do ano passado.
Nas inúmeras vezes que fomos visita-lo, não muito tempo depois, fazia questão de completar o tanque de nosso carro, graciosamente sempre ofertava algum valor a umas das tias...
Sempre com as mãos abertas para ajudar, pois a riqueza não deixa de ser um “teste” para o espírito, e nem todos conseguem se sair bem com ela, pois é colocado egoísmo e a vaidade...
Vamos tão somente transcrever as palavras do jornalista Barão: “Falecimento de Mario Pintado, o Rei dos cinemas. Mário Leopoldo dos Santos (ou Mário Pintado, como era conhecido), faleceu aos 93 anos. Ele foi um dos maiores empresários de Lages e do cinema nacional. Grande empresário. Ele é um dos empresários mais bem sucedidos de Lages. Dono da maior rede de cinema de cinemas do país (Arcoplex) com inúmeras salas espalhadas pelo Brasil afora (Fortaleza, São Paulo, Brasília, etc..) ente elas o Cine Marrocos que marcou época em Lages pela qualidade e tecnologia. Chegou a sediar o primeiro Festival de cinema do Brasil (antes de Gramado)
Seu Mário Pintado, como é conhecido, tem uma história que faz inveja, pois foi ele que construiu tudo o que tem. Quando menino era madrinheiro de tropas e depois foi trabalhar com caminhão. Puxava madeira para o porto de Itajaí. Mais tarde se tornou um dos maiores vendedores de carros e caminhões no território nacional. Foi a partir daí que construiu a rede de cinemas, que só em Lages chegou a ter quatro salas. É também um dos maiores pecuaristas com propriedades em Lages e no Uruguai.
Ele nasceu em 12 de abril de 1929, casou-se em 1952, com dona Daltiva Alves do Santos e tiveram cinco filhos.
Homenagem.
Com toda esta história de empreendedorismo e tenacidade, pouco se reverenciou ou se homenageou esse grande filho de Lages”. 17h07min.
Nascimento 12/04/1929 Falecimento 05/03/2022
Curitiba, 09 de março de 2022 – Reflexões do Cotidiano – Saul
https://www.recantodasletas.com.br/autores/walmorzimerman
mensagensespiritas.site walmor.zimerman@bol.com.br