FIQUEI ATURDIDO

As coisas inesperadas que nos acontecem no cotidiano, ah, cada uma! Algumas nos deixam pasmos, quase sem voz, sem adequada reação, aturdidos; outras nos fazem rir de tão inusitadas. Mas tem as que nos surpreendem de tal forma, aquelas capazes de alterar nosso ímpeto de ser, que quedamos qual vegetal fustigado pelo vento. É quando, então, não sabemos se rimos ou choramos ao com elas nos depararmos.

Aconteceu hoje algo assim surpreendente comigo, uma chamada telefônica no mínimo atordoante. Habituado aos telefonemas diários de números desconhecidos, a princípio não quis atender, esse também me era estranho. O primeiro impulso foi deixar tocar até cansar quem me ligava, contudo, não sei por que, um sexto sentido talvez, aceitei a ligação e não disse nada, calado estava e calado fiquei. Nesse silêncio constrangedor, que não durou além de uns poderoso segundos, do outro lado da linha gritaram:

- "Tio, tio, se for o senhor e estiver vivo atenda!"

Não reconheci a voz de pronto, e intrigado com o tom da frase dela, eu respondi: "alô!" E ela, tomada pelo alívio:

" Tio, o senhor não morreu, que bom!"

Aturdido, retruquei: "Não, não morri, o que houve?"

" O pai de um colega de trabalho, que lhe conhece, recebeu a informação de que o senhor tinha falecido."

Aí, claro, eu me assustei de verdade, porém afiancei estar vivo e com saúde, graças a Deus, rindo com ela daquela situação esdrúxula. Conversamos uns minutos, minha sobrinha feliz e aliviada, eu feito bobo diante de tamanha confusão com minha vida - ou a morte não ocorrida? -, entrei-me a matutar sobre o caso após falar com minha sobrinha. O que leva alguém a passar adiante informações não comprovadas do falecimento de qualquer pessoa, amiga, parente, apenas conhecida ou de quem apenas ouviu falar? Notícias fatídicas da espécie podem causar desespero nos familiares, especialmente se o alvo da história está muito bem de saúde sim senhor, pela graça de Deus, e ninguém espera sua morte assim, sem mais menos.

Coisas desse tipo não são usuais, mas seguramente por razões desconhecidas da própria razão, sei bem, surgem de repente. Contudo, com vistas a repor a realidade palpável, declaro alegremente, dando graças a Deus, que estou vivo sim e muito bem de saúde e disposição. Um brinde a isso!

Gilbamar de Oliveira Bezerra
Enviado por Gilbamar de Oliveira Bezerra em 08/03/2022
Reeditado em 08/03/2022
Código do texto: T7468361
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.