O MONSTRO DA GUERRA

A primeira guerra foi um marco na história da humanidade. Sendo o primeiro conflito em escala global do século XX. Estendeu-se de 1914 a 1918.  O resultado não poderia ser outro, deixando um trauma em todos, tendo um saldo nas trincheiras ocidentais de 10 milhões de mortos. As causas são complexas, envolvem acontecimentos não resolvidos, rivalidades, tensões nacionalistas, alianças militares.

A segunda guerra mundial teve seu início em 1939 arrastando-se até 1945. Caracterizada como conflito em estado de guerra total, ( no qual há mobilização de recursos para o conflito ). Foram seis anos de lutas sangrentas e muita destruição. Mais de 60 milhões de pessoas morreram, alguns dados apontam para 70 milhões. O estopim foi a invasão da Polônia pelos alemães em setembro de 1939. Nesse contexto de guerra temos um dos episódios mais sombrios da história, que foi o lançamento das bombas atômicas sobre o solo Japonês, nas cidades de Hiroshima e Nagasaki em 1945. Armas nunca antes usadas, lançadas pelos Estados Unidos a fim de forçar a rendição dos Japoneses. Esse absurdo revelou ao mundo até que ponto o homem é capaz de semear a destruição.

Outro capítulo tenebroso do monstro da guerra foi o Holocausto, Especialista trabalham com um número entre cinco a seis milhões de Judeus mortos. Quando o partido nazista surgiu, em 1920, o antissemitismo era um elemento que já fazia parte da plataforma do partido, e os historiadores acreditam que Adolf Hitler tornou-se antissemita em algum momento de sua juventude, quando vivia em Viena, capital da Áustria. A presença do antissemitismo no nazismo, durante sua fundação, era perceptível no programa do partido, que afirmava que nenhum judeu poderia ser considerado cidadão alemão. 

Vejam que todo conflito é descabido e sem sentido, com propósitos e intenções totalmente fora da realidade. As vítimas são sempre os mais fracos, pobres, mulheres, crianças e idosos. Como se não bastasse todas as guerras acontecidas até este momento da história, temos no palco mundial os acontecimentos envolvendo Rússia e Ucrânia. Além de potência agrícola, a Ucrânia tem uma expressiva produção de minérios e carvão mineral, concentrada na região de Donbass, onde há um movimento separatista apoiado pelos russos. Os primeiros ataques na Ucrânia ocorreram justamente nesta região. Sempre há interesses envolvidos que não são exatamente declarados. Com falsos pretextos disso e daquilo, o que ataca sempre domina e usufrui da riqueza do conquistado. 

A história de guerras é muito anterior a todos esses fatos históricos citados e outros que não mencionei aqui. O pai das guerras, no começo das eras, tentou se posicionar na mesma perspectiva de seu criador. ' Subirei aos céus, disse ele, e colocarei o meu trono acima das estrelas em serei semelhante ao altíssimo'. Nesse momento levanta-se Miguel, comandante dos exércitos celestiais e faz guerra com o dragão, a antiga serpente, expulsando- a do céu. Uma vez precipitado na terra, esse monstro da guerra mostrou e ensinou aos homens todas as faces da cobiça, inveja, horror e poder. Embora escolhas sejam dadas, o homem nunca desejou pelo caminho da paz, sempre almejou a luta. Um bom exemplo é o que acontece nesse momento lá fora.

Tiago Macedo Pena
Enviado por Tiago Macedo Pena em 06/03/2022
Código do texto: T7466338
Classificação de conteúdo: seguro