Rússia e Ucrânia

Há alguns dias, vi a imagem de uma senhora levando seu cachorro pendurado às costas, em um suporte estilo mochila.

Ela está subindo uma escada, talvez em algum aeroporto...

Foge da guerra levando junto seu amigo fiel, seu filhote de quatro patinhas... criança eterna... assim são nossos cães...

A família desta senhora, se é que tem, deve estar junto também...

Uma imagem que dá margem para a escrita... faz refletir sobre a guerra e sobre o amor...

A loucura de um lado e a estratégia de sobrevivência do outro...

Enquanto isso, como ocorreu em 2014, na tomada da Criméia pela Rússia, talvez esteja crescente a aprovação de Puttin entre os russos... Pois talvez... e eu apenas disse: "talvez"... também ensinem por lá que o comunismo é coisa boa! É, afinal de contas, o ideal sonho materialista dos que não creem em providências divinas...

Eu também passei por isso... isso da doutrinação feita nas "escolas sem partido"... As mesmas escolas que proibiram as aulas de religião, mas pintaram com tintas de ouro os ideais políticos de Karl Marx, bordando os ensinamentos de Antonio Gramsci aqui e ali... aquele que disse que a implantação da ideologia comunista deveria ser por meio da nossa educação. A "foice e o martelo" (da justiça?) não seriam mais as armas para a revolução... Seriam os nossos livros!! Como bem escrito foi por George Orwell, em seu livro 1984, escrito em 1948, publicado em 1949. Creio que já chegamos nos tempos em que temos que crer que 2 + 2 são 5...

Em 2013, eu estava fazendo minha especialização em Gestão Pública Municipal pela FURG. Desisti dela em seguida, sem verificar minhas notas daquele primeiro semestre... seriam 3 semestres apenas... e eu não sabia o motivo exato para a desistência. Já tinha ouvido falar que poderia ter alguma valorização da remuneração por ter algum curso na área (o que até hoje não ocorreu)... Mesmo assim, os motivos ocultos para a desistência foram mais fortes.

Em 2014, minha mãe teve o AVC, e então eu vi que se não tivesse desistido no final de 2013, seria bastante provável que eu não continuasse os estudos com minha mãe hospitalizada.

Eu não recordo exatamente como eram nossas aulas... mas nos comunicávamos por e-mail e, algumas vezes, os trabalhos eram encaminhados como anexos... Recentemente encontrei um deles... uma ficha de leitura daqueles tempos "da escola sem partido"...

E assim eu escrevi, em 2013, com base na leitura ofertada sobre o "Golpe Civil-Militar de 1964":

"Quintanilha explica que o fato de legitimar a criminalização de movimentos sociais rurais, como os Sem Terra, por exemplo, onde a violência é usada como forma de defender os interesses dos proprietários de campos, tem como base o legado autoritário do regime militar, e alerta que pela falta de enfrentamento deste legado, poderemos ainda correr o risco de sofrermos com refluxos totalitários em nossa frágil democracia, a qual, ainda em construção, já se encontra vitimada pela falta de memória dos acontecimentos daquele período".

A seguir, esta foi uma das citações utilizadas no trabalho:

“Essa instabilidade também era gerada pela propaganda anticomunista, a qual gerava medo na classe média e no empresariado brasileiro. Como acontece em todo movimento totalitário, foi criado um bode expiatório expresso nos supostos planos do Governo Goulart de transformar o Brasil em uma nação comunista aliada ao bloco soviético.”

Mas resumindo... quem ler meu trabalho, feito no ano de 2013, pode realmente achar que eu estava me colocando a favor dos regimes comunistas... por serem estes os bodes expiatórios usados para conter uma anexação do Brasil à URSS, isso de acordo com o autor que fichei na avaliação...

Nos dias de hoje ainda há muitas pessoas que dizem que o comunismo dará certo no Brasil, embora não tenha dado certo na China, ou em Cuba, ou na Argentina, na Alemanha separada pelo muro de Berlim, ou mesmo nas repúblicas socialistas soviéticas, ou qualquer outro país...

Não lhes posso culpar por pensarem desta forma... foram ensinados a assim pensarem. e da mesma forma, tentaram ensinar a mim.

Nossos estudos de Ensino Médio não são voltados para que nos tornemos bons profissionais de alguma coisa... Capitalismo é coisa ruim. São voltados para o básico ensino de códigos que a gente aprende para passar numa prova, e com o tempo, acaba esquecido dentro de nossas mentes ocupadas. Ultimamente, nem para isso servia... uma vez que pelos critérios do ex-patrono da educação, sr. Paulo Freire, era preciso passar os alunos no automático, duvidando de suas capacidades de aprendizado nas tenras idades...

Com esta pandemia de 2020 até aqui dizem que muito se perdeu na qualidade do ensino... Imaginemos então: quanto mais ficou perdido com os tantos anos da pedagogia do oprimido? Mas a ideia do sr. Freire, e daqueles que acharam conveniente e justa a sua homenagem, era aquela falsa promessa de ordem, progresso e inclusão, de "unir os diferentes para derrotar os antagônicos".

Massa de manobra é que se fala néh?

Mas, ao menos para mim, durante esta curta existência, 2 + 2 não são 5.

E a ilusão materialista que faz guerras quando tem oportunidade, esta não me basta!

Recordo sempre nas ocasiões assim: "a educação moral só virá após a intelectual!" ... Novamente, a promessa de constante evolução dos homens é que traz o consolo diante das más ações dos homens.

Allan Kardec, contemporâneo de Karl Marx, trouxe ao mundo uma mensagem tão diversa daquela que se tornou a "bandeira dos oprimidos", ou melhor: a bandeira dos opressores, pois fingindo bondade, limitam a capacidade de aprendizado dos jovens e crianças... provavelmente com objetivos de atrasar a mesma evolução para a qual estamos destinados... Talvez nem todos se sintam à vontade buscando serem melhores pessoas...

Enfim... aquele filme que já indiquei por aqui: 7 anos no Tibet, com o ator Brad Pitt, pode nos trazer mais uma luz sobre as tantas complicações que se pode ter quando nossas armas vão parar nas mãos dos "inimigos"... porque afinal as traições são ainda uma forma de defesa dos homens de pequeno conhecimento e, por consequência, pouco amor.

Talvez como foi para os tibetanos, assim tenha ocorrido quando a Ucrânia abriu mão do arsenal nuclear para a Rússia nos anos 90. Vimos que em 2014 a Rússia descumpriu o acordo, e novamente, em 2022, age assim, com desrespeito à vida e independência dos ucranianos...

Enquanto isso, vamos olhar para o céu... olhar para as estrelas... sentir o calor do sol... contemplar as árvores e as paisagens... olhar para todas aquelas coisas que, obviamente, não foram feitas pelas mãos dos homens, mas sim pelo Criador dos homens... Graças a Ele, nós sabemos! Vibremos pela conscientização, pela tolerância religiosa, pela paz neste globo terrestre. Há uma guerra invisível ocorrendo bem mais perto do que estes tantos quilômetros que nos separam da Rússia e da Ucrânia... Oremos para que o conhecimento chegue a mais e mais pessoas... que se tornem esclarecidas e deixem de dar seu apoio a utopias, que logo serão enterradas pelos mesmos que se perderam, por se acharem esquecidos do amor do Nosso Pai Celestial.

As coisas estão bem estranhas, realmente, mas é preciso blindar a nossa mente para que o pânico não se instale em nós. Mais do que nunca, precisamos entender que mesmo que as coisas fujam ao nosso controle, elas continuam rigorosamente sob o controle de Deus. Oremos para que mais e mais pessoas queiram seguir suas vidas conforme as vontades que Ele tem para cada um de nós.

Ao final destas reflexões, deixo o link que uma das minhas irmãs indicou no grupo da minha família: https://youtu.be/4ij7hJYBs5M ... Confesso que ainda não assisti, mas de acordo com um dos comentários: "são 3 horas para aprender o que não aprendemos nos 3 anos do Ensino Médio". A 2ª Grande Guerra e o holodomor estão contemplados nas explicações de Heni Ozi Cukier, cientista político, professor e deputado estadual em São Paulo, e provavelmente será possível entender os motivos dos símbolos nazistas e comunistas serem proibidos na Ucrânia...

Este link e 7 anos no Tibet são minhas dicas de filmes para o fim de semana!

Claudia RS
Enviado por Claudia RS em 06/03/2022
Código do texto: T7466219
Classificação de conteúdo: seguro