Sandra

Por Nemilson Vieira de Morais (*)

As histórias de vida dos usuários de drogas, são quase as mesmas, os personagens diferem uns dos outros…

São meninos (nas), jovens, senhores e senhoras, pobres, ricos, por um motivo qualquer, se envolvem nesse emaranhado viver de vícios… Dele não saem sem a graça divina, numa intervenção humana.

Mais recente, Josemberg, mestre de jiu-jitsu, compadecido, também postou um vídeo da Sandra, 46 anos.

Em penúria de fazer dó ela implorava uma ajuda ao Pai Marcos, a um tratamento da sua dependência química.

"Levanta e anda porque não é aqui o vosso descanso..." — Bíblia

Pensativo em dormir e, dia seguinte saber de uma triste notícia… Marcos precisou prosseguir naquela noite, um pouco mais. — As palavras da Sandra pareciam ecoar à sua mente:

— “Tô querendo uma ajuda e ninguém me ajuda. O que tenho de fazer? Não sei mais aonde vou. Estou me sentindo perturbada; tentei tirar a minha própria vida, ontem e fui pega pela polícia que tomou a minha droga.

Eu roubei pra poder fumar. Três dias que não durmo. Vem me buscar. Eu quero ser uma grande pastora — pela mão do Nosso Deus, em nome de Jesus. Vou contar a minha história. — Ai, eu queria uma resposta!”…

A noite avançava, mas para o diretor daquela casa de apoio, algo de extrema urgência precisava ser feito…

Após sua jornada exaustiva, pelas muitas demandas da instituição, já próximo ao merecido descanso, não pôde ter naquele momento o “prazer” de um sono repaparador…

“Como é que eu ia dormir, com essa mulher falando em se matar?”.

De cortar os corações, o estado e, pedido de socorro da Sandra, que vivia há anos, a roubar e revirar o lixo nas ruas em busca de algo que pudesse vender, para sustentar o vício.

Com três dias sem se alimentar-se, suas unhas caíam do nada, com perturbações… a tentar-lhe ao pior.

Quinta-feira, 3 de março de 2022, Marcos e Marina, em noite adentro rumaram ao bairro Cidade Nova, Manaus, para o resgate da Sandra.

Membros da comunidade se ajuntaram no local do resgate, numa torcida por ela.

No instante do resgate a Sandra usava drogas no interior da residência da mãe. Jogou fora a imundície, deixou tudo e foi embora na busca do tratamento…

Se encontrava muito debilitada, com diagnóstico de tuberculose, desdentada, sem auto-estima…

“ Tô muito feia ” — repetiu o que dissera no vídeo.

Não desgrudava duma foto do pai que morrera dormindo.

Na ida à sede do projeto com a resgatada, Pai Marcos parou numa pizzaria para comemorar o feito, pediu uma pizza-gigante e a Sandra comeu 4 deliciosas fatias.

Havia perdido o marido no tráfico e os cinco filhos, arredios, não lhe tomam à benção e se queixa disso. Teme perde-los pela falta do amor de mãe, que não pôde dar na íntegra, a eles, devido seu envolvimento com o maldito  vício.

Com o tratamento o seu sonho materno se materializará: ao ter de volta a dignidade, o carinho dos filhos da família, das pessoas à sua volta...

*Nemilson Vieira de Morais

Gestor Ambiental/Acadêmico Literário.

Texto com base na live do Marcos Bastos

(04:03:22)

Nemilson Vieira de Morais
Enviado por Nemilson Vieira de Morais em 05/03/2022
Reeditado em 05/03/2022
Código do texto: T7465848
Classificação de conteúdo: seguro